Empregos

Você sabe usar a inteligência emocional para o trabalho?

Capacidade de se colocar no lugar do outro também se torna imprescindível

17/10/2016 às 09h32, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Ter uma boa gestão das emoções é considerado hoje um diferencial importante nas organizações, em alguns casos mais até do que raciocínio lógico e conhecimentos específicos. Mas como o profissional pode desenvolver as características certas e tirar proveitos da inteligência emocional (IE) em seu ambiente de trabalho?

Tratar os demais, superiores ou colegas, com educação e gentileza, ser grato e compreensivo, de forma a ajudá-los em seu desenvolvimento, são comportamentos que podem contar pontos a favor do profissional. No entanto, nem todos conseguem dominar suas emoções e agir com equilíbrio em momentos de frustração, pressão ou estresse, por exemplo.

Se este é o seu caso, saiba que para assumir o controle emocional e ser aquele que consegue motivar a todos no escritório, é preciso trabalhar algumas características essenciais, como destaca Carlos Aldan, especialista em IE e CEO do Grupo Kronberg, empresa especialista em liderança e profissionais da linha de frente, assessment e coaching.

“Uma delas é o autoconhecimento, importante para que o profissional saiba definir suas emoções de maneira exata e, com base nisso, consiga tomar decisões assertivas em momentos de tensão. Além disso, essa característica auxilia no desenvolvimento de cada um, pois é possível identificar quais pontos devem ser melhorados e quais devem ser mantidos, resultando num crescimento tanto profissional quanto pessoal”, explica.

A capacidade de se colocar no lugar do outro também se torna imprescindível para quem quer construir bons relacionamentos no trabalho. “A empatia resulta num melhor relacionamento com os colegas de trabalho, sejam eles líderes, superiores ou profissionais com o mesmo cargo. Quando se constrói bons relacionamentos, a identificação de personalidades e reações se torna mais rápida e, assim, é possível tomar atitudes racionais e estratégicas mesmo em situações desafiadoras”, afirma o especialista.

Características que devem ser trabalhadas para obter sucesso por meio da inteligência emocional:

Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo permite definir com exatidão as próprias emoções, identificando também as diferentes nuances e intensidades de cada sentimento. Ao saber de onde vem determinada reação, o profissional adquire a capacidade de se preparar e definir estratégias de antemão para situações similares no futuro.

Autogestão

Na prática da autogestão é possível reconhecer quais são as qualidades e também identificar quais as vulnerabilidades que se pode trabalhar. Administrar esses fatores significa impedir que eles se tornem um problema e permite que o profissional atue com eficácia na administração das próprias habilidades e deficiências.

Motivação

O engajamento diminui quando o alcance das metas está muito distante. Por isso, profissionais com inteligência emocional compreendem que metas tangíveis, mas ainda assim desafiadoras, são ferramentas de desenvolvimento e otimização e respeitam seus limites pessoais e profissionais. Eles entendem que o perfeccionismo exagerado pode levar à perda de produtividade e frustração.

Empatia

Pessoas empáticas têm uma boa capacidade de se relacionar e se interessam pela vida do próximo, construindo relacionamentos fortes e saudáveis, além de ter bom convívio com os demais colegas. A partir disso é possível melhorar o clima da empresa, neutralizar pessoas negativas e extrair boas experiências daquelas que enriquecem o dia a dia.

Habilidades sociais

Ter um julgamento sensível em relação às pessoas ao redor, faz com que o profissional tenha habilidade em interpretar e compreender quem está próximo a ele. Assim, torna-se possível identificar a personalidade dos colegas em pouco tempo e saber analisar suas reações em determinadas circunstâncias para saber lidar com elas.

Fonte: Catho
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade