Acorda Cidade | Dilton Coutinho | Portal de notícias de Feira de Santana - Bahia

21º 33º Feira de Santana
22 de fevereiro de 2017

Notícias

Esportes

Empregos

Lazer

Especial

Todas as notícias Mundo do trabalho

Você sabe usar a inteligência emocional para o trabalho?

17/10/2016 09h32
Capacidade de se colocar no lugar do outro também se torna imprescindível
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Você sabe usar a inteligência emocional para o trabalho?
Foto: Reprodução

Acorda Cidade

Ter uma boa gestão das emoções é considerado hoje um diferencial importante nas organizações, em alguns casos mais até do que raciocínio lógico e conhecimentos específicos. Mas como o profissional pode desenvolver as características certas e tirar proveitos da inteligência emocional (IE) em seu ambiente de trabalho?

Tratar os demais, superiores ou colegas, com educação e gentileza, ser grato e compreensivo, de forma a ajudá-los em seu desenvolvimento, são comportamentos que podem contar pontos a favor do profissional. No entanto, nem todos conseguem dominar suas emoções e agir com equilíbrio em momentos de frustração, pressão ou estresse, por exemplo.

Se este é o seu caso, saiba que para assumir o controle emocional e ser aquele que consegue motivar a todos no escritório, é preciso trabalhar algumas características essenciais, como destaca Carlos Aldan, especialista em IE e CEO do Grupo Kronberg, empresa especialista em liderança e profissionais da linha de frente, assessment e coaching.

“Uma delas é o autoconhecimento, importante para que o profissional saiba definir suas emoções de maneira exata e, com base nisso, consiga tomar decisões assertivas em momentos de tensão. Além disso, essa característica auxilia no desenvolvimento de cada um, pois é possível identificar quais pontos devem ser melhorados e quais devem ser mantidos, resultando num crescimento tanto profissional quanto pessoal”, explica.

A capacidade de se colocar no lugar do outro também se torna imprescindível para quem quer construir bons relacionamentos no trabalho. “A empatia resulta num melhor relacionamento com os colegas de trabalho, sejam eles líderes, superiores ou profissionais com o mesmo cargo. Quando se constrói bons relacionamentos, a identificação de personalidades e reações se torna mais rápida e, assim, é possível tomar atitudes racionais e estratégicas mesmo em situações desafiadoras”, afirma o especialista.

Características que devem ser trabalhadas para obter sucesso por meio da inteligência emocional:

Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo permite definir com exatidão as próprias emoções, identificando também as diferentes nuances e intensidades de cada sentimento. Ao saber de onde vem determinada reação, o profissional adquire a capacidade de se preparar e definir estratégias de antemão para situações similares no futuro.

Autogestão

Na prática da autogestão é possível reconhecer quais são as qualidades e também identificar quais as vulnerabilidades que se pode trabalhar. Administrar esses fatores significa impedir que eles se tornem um problema e permite que o profissional atue com eficácia na administração das próprias habilidades e deficiências.

Motivação

O engajamento diminui quando o alcance das metas está muito distante. Por isso, profissionais com inteligência emocional compreendem que metas tangíveis, mas ainda assim desafiadoras, são ferramentas de desenvolvimento e otimização e respeitam seus limites pessoais e profissionais. Eles entendem que o perfeccionismo exagerado pode levar à perda de produtividade e frustração.

Empatia

Pessoas empáticas têm uma boa capacidade de se relacionar e se interessam pela vida do próximo, construindo relacionamentos fortes e saudáveis, além de ter bom convívio com os demais colegas. A partir disso é possível melhorar o clima da empresa, neutralizar pessoas negativas e extrair boas experiências daquelas que enriquecem o dia a dia.

Habilidades sociais

Ter um julgamento sensível em relação às pessoas ao redor, faz com que o profissional tenha habilidade em interpretar e compreender quem está próximo a ele. Assim, torna-se possível identificar a personalidade dos colegas em pouco tempo e saber analisar suas reações em determinadas circunstâncias para saber lidar com elas.

Fonte: Catho
 

É muito importante a sua participação. Envie para nós a sua sugestão de correção.



É muito importante a sua participação. Em breve entraremos em contato.



Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.

Veja também

PodCast

Delegado fala sobre homicídio no bairro Aviário; mulher está presa

mais podcast ›

Videos

Câmera mostra momento em que criança é atropelada; vítima não resistiu

Canta Passarinho

De:
Para: SEPREV
Local: CENTRO DA CIDADE

"HOJE (22/02/17) MINHA MOTO FOI ROUBADA NA RUA DESEMBARGADOR FILINTO BASTOS, E A CÂMERA DA RUA NÃO ESTÁ FUNCIONANDO, SENDO ASSIM, DIFICULTANDO A LOCALIZAÇÃO DA MESMA, UM MEIO DE AJUDAR O..."

envie seu recado mais recados ›