Cultura

Escritores baianos lançam livros na Flica com apoio da Fundação Pedro Calmon

Com finais inesperados, o livro revela que a fantasia e luxúria muitas vezes tomam o lugar da razão e dão asas ao imprevisível.

14/10/2016 às 09h13, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Uma série de atividades e ações de promoção ao livro e a leitura serão promovidas pela Fundação Pedro Calmon na Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica. Uma delas será a tarde de lançamentos de livros que acontecerá na sexta-feira (13), a partir das 17h, na Casa do Governo, em Cachoeira. O evento visa fortalecer as editoras e autores baianos. O primeiro lançamento será “Conversas Íntimas – Um convite ao prazer”, de Luís Carlos Assim Rosa, que aborda histórias de contos eróticos extraídas do cotidiano de pessoas comuns, experiências e ficções.

Com finais inesperados, o livro revela que a fantasia e luxúria muitas vezes tomam o lugar da razão e dão asas ao imprevisível. Na Flica, a publicação estará disponível por R$ 30,00. Luís Carlos formou-se em Gestão Pública e é especialista em Administração Pública. Publicou diversas crônicas no Jornal Acadêmico de Economia da Universidade Católica de Salvador (UCSal) e participou da coletânea dos Grandes Autores Brasileiros – livro lançado pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores, com o conto “Comedores de Goiaba”. Em 2003 teve sua primeira poesia publicada na coletânea em homenagem ao poeta Damário Dacruz intitulada “Outros Riscos”, lançada pela Fundação Pedro Calmon, com a poesia “Menino Brasil”. (Foto: Luiz Carlos)

O segundo lançamento da tarde é do livro “Olhos D’água”, às 18h, da autora Lita Passos. A publicação reúne 111 poemas produzidos a partir de 2005 até dias atuais, editado pela editora Vento Leste, com orelha de Luiz Antônio Cajazeira Ramos, apresentação de Luiz Augusto Ferraz, Ilustração e Capa de Jair Gabriel, e fotos de Luciano Oliveira. No texto de apresentação, Luiz Augusto Ferraz revela que a poesia de Lita Passos mantém o frescor em todo o seu desenrolar, e na sofisticada simplicidade, enaltece o sentido de ver/enxergar como algo maior e vital. Ele destaca que trata-se da essência de uma mulher que sente necessidade de destacar um olhar que respire, que deguste, sinta e se entregue.

Natural de Cruz das Almas, Lita Passas se formou em Administração e pós graduou-se em Gestão da Comunicação pela Universidade Federal da Bahia. Além deste livro, Lita já publicou “Rosário de Lembranças” (2012) e “Flores de Fogo’ (1994), ambos de poesia. Também publicou as antologias: Mão cheia (contos e poesias, 2005), Carurú dos Sete Poetas (2007), Dicionário de Autores Baianos (2006) e Mapa das Ilusões (1988); além das publicações em Brasil Retratos Poéticos (2010), Nosoutros (1996) e na Revista de Academia de Letras do Recôncavo, entre 2008 e 2010.

“Dor de facão & brevidades” será o terceiro lançamento do dia, às 18h30, da escritora Rosana Milliman. O livro reúne 45 contos e crônicas, que a partir do uso do pseudônimo ‘roã’, a escritora comenta e narra acontecimentos reais e fictícios na cidade de Salvador. O livro é resultado de seleção dos textos que a jornalista e professora publica em seu blog desde 2010. Dentre os textos selecionados para o livro, alguns faziam parte de “Porque sim”, livros de contos que desenvolveu em 2004 e acabou deixando de lado. “Dor de facão & brevidades” será vendido na Flica pelo preço promocional de R$ 40,00.

Rosana Milliman começou a escrever aos nove anos e tem seu dia a dia registrado em detalhes até o início da década de 90. Quando aluna do ensino médio, escrevia peças que encenava na escola e outras que mostrava aos parentes nas reuniões familiares. Em 1985 fundou com amigos a produtora de vídeo DROPAUTE, onde realizou trabalhos premiados em festivais nacionais e internacionais como “2 de Julho”, “VT Acidentado: PQ?/PN!”, “Sussuarana Street: um vídeo de múltipla escolha”, “A Arte do Encontro” e “Pra Voltar Já”.

FLICA – A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) será realizada entre nos próximos dias 13 e 16 de outubro e conta com a participação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e das suas unidades vinculadas, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Fundação Pedro Calmon (FPC). São quatro dias em meio a livros de todos os tipos para todos os gostos e idades, mesas de debates com escritores, exposições, sarau, contação de histórias e outras atividades, que vão movimentar a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade