Feira de Santana

Candidatos a vereador que não se elegeram 'pedem 2º turno' ou revisão do processo eleitoral

Os manifestantes foram pedir ao MP a recontagem dos votos ou uma nova eleição em segundo turno para vereador.

04/10/2016 às 12h38, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva

Um grupo de candidatos a vereador que não lograram êxito na eleição do último domingo (2), em Feira de Santana, estiveram na manhã desta terça-feira (4) na sede do Ministério Público (MP) se dizendo insatisfeitos com a apuração dos votos. Os manifestantes foram pedir ao MP a recontagem dos votos ou uma nova eleição em segundo turno para vereador.

O advogado Fabiano Bernardes, que liderava o grupo, acredita na possibilidade de ter existido votos flutuantes, cerca de 20 mil votos, ou seja, votos que não entraram na computação geral deixando vários candidatos a vereador prejudicados.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O que nós queremos é que as pessoas recebam os vídeos da eleição em Feira de Santana. Aos meus olhos e aos olhos de muitos houve uma compra generalizada de votos nesta eleição. Colocaram à disposição do eleitor um “pardal” (aplicativo utilizado para denúncias de irregularidades na eleição). Mas o pardal não funcionou. Não sei se não funcionou por problemas técnicos ou porque sobrecarregou”, disse Fabiano.

Segundo ele, são 120 pessoas reclamando e a quantidade ainda pode aumentar, o que demonstra uma grande insatisfação. “Nós queremos saber o voto sincero, a verdade. E, para isso todos estão buscando esse direito”, afirmou.

O presidente do diretório municipal do Partido Social Democrata Cristão (PSDC), Álvaro Rios, disse que o que as pessoas querem é que o MP faça uma apuração se houve ou não irregularidade.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Essa questão de compra de votos nós sabemos que houve. Temos alguns vídeos de pessoas que mandaram para a gente. Queremos que o MP apure”, acrescentou.

O promotor Audo Rodrigues recebeu o advogado Fabiano Bernardes. Segundo ele, não existe essa situação de votos flutuantes.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Qualquer apuração só é encerrada a partir do momento que todas as urnas são computadas. Se não houver computação de todas as urnas, a ata da eleição não fecha. Já solicitei ao cartório a ata geral da eleição e passarei para o advogado que está aqui presente”, observou.

De acordo com o promotor, as pessoas estão confundindo o aplicativo de celular chamado "pardal" que é alimentado por outro sistema. Ele acredita que o aplicativo ficou muito tempo sem funcionar, as urnas em Feira de Santana demoraram para chegar ao Fórum da Justiça Eleitoral e quando chegaram foram todas de uma vez.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Audo Rodrigues enfatizou ainda que quem faz a apuração da eleição e disponibiliza os dados é o Tribunal Superior Eleitoral, que alimenta o dispositivo pardal. Na opinião dele, só existe uma forma de a pessoa saber se teve menos votos ou não do que foi apurado: é quando se encerra a votação através do boletim final da urna onde constam os votos dos candidatos. Só através da soma total de todos os boletins para se tirar o número exato de votos de um determinado candidato e conferir com o resultado oficial.

O promotor Audo Rodrigues não aceitou o pedido de abertura de nenhum procedimento de investigação eleitoral e orientou os candidatos que se sentiram prejudicados a constituir advogados e entrarem com ações individuais.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Lançamento da Pré-Campanha

Eleições 2024

"Zé Neto está muito bem preparado", diz Jerônimo Rodrigues durante lançamento de pré-candidatura em Feira de Santana

Segundo o governador, muitos jovens não conheciam Zé Neto antigamente, assim como não conheciam Wagner.

14/04/2024 às 17h35

Lançamento da Pré-Campanha

Eleições 2024

Ao lado de Jerônimo e Wagner, Zé Neto lança pré-candidatura à prefeito de Feira de Santana

O evento foi realizado em uma casa de shows localizada na Avenida Maria Quitéria.

14/04/2024 às 12h40

Prefeito Colbert Martins

Eleições 2024

Colbert Martins aguarda pedido de apoio por parte de José Ronaldo para disputar prefeitura de Feira de Santana

Segundo ele, o objetivo do grupo é derrotar o adversário, que neste caso é o Partido dos Trabalhadores (PT).

13/04/2024 às 11h19

Dilton Coutinho

Feira de Santana

Dilton Coutinho publica pronunciamento sobre candidatura à prefeitura de Feira de Santana

Dilton Coutinho reafirma compromisso com jornalismo e agradece apoio após decidir não concorrer à prefeitura de Feira de Santana.

08/04/2024 às 07h36

cantores de pagode

Eleições Municipais

Oh Polêmico, A Dama e Edcity irão disputar vaga na Câmara de Salvador em 2024; saiba partidos

Vale lembrar que o também cantor de pagodão, Igor Kannário mudou de lado na disputa das eleições municipais de 2024....

07/04/2024 às 13h21

Encontro com Partido Progressistas

Eleições 2024

Partido Progressistas realiza encontro com filiados em Feira de Santana 

O objetivo foi reunir os pré-candidatos para que eles possam interagir, trocar energia sobre a cidade, discutir ideias e propostas....

05/04/2024 às 18h42

image

Rádio acorda cidade