Feira de Santana

Gestores escolares recebem orientações sobre Avaliação Nacional da Alfabetização

A iniciativa da avaliação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep.

01/10/2016 às 07h00, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Gestores das escolas municipais receberam na última quinta-feira (29) uma série de orientações sobre a Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA, que será aplicada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental entre dias 14 e 25 de novembro. Os gestores participaram de uma Roda de Conversa promovida pelo Núcleo de Alfabetização da Seduc.

A iniciativa da avaliação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. É aplicada anualmente para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental visando avaliar o nível de alfabetização e letramento dos estudantes da rede pública. O exame reúne 40 questões das disciplinas de português e matemática.

Durante a roda, os diretores e coordenadores foram instruídos sobre a importância da ANA, os conteúdos abordados na prova e ainda a utilização dos resultados pelo Inep. “A intenção da Roda de Conversa com os gestores é provocá-los a pensar sobre os indicadores de leitura, escrita e os conhecimentos matemáticos de que trata a avaliação”, explica a professora Jozelia Araujo Oliveira, diretora do Departamento de Ensino.

A partir do exame, o Inep pretende ainda examinar fatores internos e externos das escolas, avaliar o contexto em que o aluno vive e a formação do professor no processo de alfabetização. Na próxima etapa, o Ministério da Educação quer também avaliar propostas para melhorar a qualidade de ensino. O próximo encontro dos gestores acontecerá na segunda semana de outubro.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade