Educação

Feira de Saúde estimula adolescentes a buscarem atendimento na USF

Caio Almeida, vice-diretor do CEIC, disse que os reflexos dessa ação tem sido positivos.

28/09/2016 às 10h53, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os adolescentes são os que menos procuram atendimento nas Unidades de Saúde da Família. Geralmente acontece não por falta de necessidade, mas por um aspecto comum nessa faixa etária: a timidez. Buscando quebrar esse tabu, o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e o PSF Conceição 3, através do Programa de Saúde na Escola, promoveram na última sexta-feira uma Feira de Saúde no Colégio Estadual Imaculada Conceição, no bairro Conceição I.

Na oportunidade os alunos do ensino médio montaram diversos stands sobre métodos contraceptivos, DSTs, Saúde Física e Mental, doenças causadas por protozoários, doenças causadas por vírus e bactérias, sistemas sanguíneos e câncer. Vacinação e aferição de pressão foram realizadas por profissionais de saúde no local.

Fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiras, dentista e agentes comunitários do município estiveram na ação. A nutricionista do NASF, Márcia Maura Andrade, enfatizou que essa parceria é importante para estimular os adolescentes a procurar as Unidades de Saúde e conscientizá-los. "Pois muitas vezes esses jovens tem vergonha do vizinho, do conhecido que trabalha na unidade”, exemplifica.

Caio Almeida, vice-diretor do CEIC, disse que os reflexos dessa ação tem sido positivos. "Os alunos gostaram e exploraram bastante os stands e serviços”. É o que afirma também a estudante Emily Bezerra, 18 anos. “Estamos aprendendo e ensinando a importância de conhecer o nosso corpo e cuidar de nossa saúde”.

A professora e coordenadora do evento, Hemilly Bezerra, diz que a Feira possibilitou a interação da comunidade escolar com a unidade de saúde local. "Os estudantes tiveram contato com muitos serviços que são oferecidos pela unidade. O encaminhamento desses meninos foi intensificado”.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade