Feira de Santana

Ruas de Feira ganham a beleza rosa dos ipês

A floração deste ano está mais viva porque foi realizado um controle de podas das árvores, que favoreceu o aparecimento das flores.

27/09/2016 às 16h09, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Um dos símbolos da flora local, os ipês, estão florindo e floridos. As folhas verdes deram lugar a belos cachos rosas. Como tantos, um espetáculo anual oferecido gratuitamente pela natureza. Os ipês rosas em flor deixam a cidade mais bonita. O desabrochar da florada está relacionada ao aumento da temperatura e inundam a cidade com as suas belezas.

Os ipês estão presentes em ruas de vários bairros de Feira de Santana, mas a quantidade da espécie se destaca na avenida Maria Quitéria, onde foi plantada em toda sua extensão. As flores permanecem nos seus cachos durante dez, quinze dias. Depois caem. E oferecem o segundo espetáculo: colorem o chão em volta da árvore, formando um delicado tapete.

As árvores receberam a Primavera a caráter. Geralmente são as primeiras a dar-lhes boas-vindas. E quem passa pelas ruas não fica alheio à cor forte de uma das árvores ornamentais mais belas. “A florada é um espetáculo curto, mas de rara beleza”, afirmou a dona de casa Catarina da Conceição, que há anos acompanha as floradas. “Cada ano ficam mais bonitas”.

Para algumas pessoas, os ipês são novidades. “Apenas tinha visto tamanha beleza nos livros ou em vídeo”, disse a estudante Katarinne Vasconcelos. “E são mais bonitas ao vivo”. E nem todos conhecem a árvores pelo nome, mesmo que a admirem pela beleza das suas flores. “Sempre vi esta árvore mas nunca soube o seu nome”, diz a dona de casa Carlinda de Souza. “De onde vim não tem ipê”.

De acordo com o diretor do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho, o espetáculo dos cachos coloridos pode ser vistos até meados do próximo mês. Depois, só em 2017. Segundo ele, a floração deste ano está mais viva porque foi realizado um controle de podas das árvores, que favoreceu o aparecimento das flores.

“Neste ano tudo está exuberante porque foi realizado um controle fisiológico rigoroso das árvores”, afirmou o diretor. E dentro de mais alguns dias começam a florescer os ipês amarelos. A espécie obedece um ciclo.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade