Feira de Santana

Gerente da Embasa explica como funcionarão os centros de reservação em Feira

De acordo com Euvaldo Neto, os Centros de Reservação Norte e Leste estão sendo finalizados

25/09/2016 às 07h33, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz e Ney Silva

O gerente regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Euvaldo Neto, esclareceu em entrevista ao Acorda Cidade que a implantação do Centro de Reservação Norte, construído no bairro Campo Limpo, em Feira de Santana, para melhorar a rede de distribuição na região norte da cidade, não irá causar o desabastecimento de água em outras regiões da cidade para encher os tanques do centro de reservação, nem prejudicará o sistema de abastecimento geral da cidade.

Segundo ele, a obra deverá manter as redes pressurizadas em toda a região norte, mas esses reservatórios têm por finalidade reservar a água que não está sendo distribuída, ou seja a água que sobra no sistema.

“O sistema de Feira de Santana era carente de reservação, e toda vez que tinha algum problema a gente tinha que baixar o volume captado justamente porque não tinha local para armazenar. Esse reservatório tem a finalidade de garantir um abastecimento contínuo naquela região norte, que por estar no final do sistema integrado era a que mais enfrentava consequências dessas paradas”, explicou Euvaldo Neto.

Ainda de acordo com ele, esse reservatório está ligado a uma adutora com diâmetro de um metro, que tem a capacidade de transportar a água com a maior vazão para o local. “Estamos em fase de testes do centro de reservação norte. Já ligamos os equipamentos, conseguimos aumentar um pouco a pressão na região onde a gente testou. Provavelmente até o início de outubro vamos bombear a água”, afirmou o gerente da Embasa.

Centro Leste

O gerente da Embasa, Euvaldo Neto, informou também que as obras da reservação leste já foram iniciadas, em um investimento de quase 32 milhões de reais. Ele informou que já existe uma empresa assentando a adutora e a rede de distribuição.

“Essa obra será contemplada com um reservatório de 8 milhões de litros de água, que vai ser instalado na zona leste de Feira de Santana. E isso vai possibilitar uma maior oferta na distribuição de água em Feira de Santana. O governo do estado está buscando a captação de recursos para ampliar a vazão do sistema para 1.600 litros por segundo para ter uma melhor oferta de água para atender a demanda de crescimento da cidade”, acrescentou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade