Educação

Imaginação e experiências lúdicas e criativas acontecem na 9ª Feira do Livro

Na praça João Barbosa de Carvalho, praça do Fórum, pessoas de todas as idades, de Feira de Santana e regiões vizinhas visitam os estandes, conhecem assuntos, personagens, trocam experiências e compartilham também suas histórias e momentos de vida.

23/09/2016 às 16h54, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Um mundo de histórias e uma viagem por todos os universos. Princesas, heróis, dramas, romances, aventuras, batalhas e ficção todos em um só espaço dividindo e despertando a atenção do público. É nesse cenário, que envolve também música, artesanato, cordel e culinária, que acontece a 9ª Feira do Livro.

Foto: Rachel Pinto

Na praça João Barbosa de Carvalho, praça do Fórum, pessoas de todas as idades, de Feira de Santana e regiões vizinhas visitam os estandes, conhecem assuntos, personagens, trocam experiências e compartilham também suas histórias e momentos de vida.

Seu José Francisco é uma dessas pessoas que conta histórias dos outros e tem muitas histórias para contar. Cordelista e repentista, o pernambucano de Caruaru mora há 34 anos em Feira de Santana e se inspira na própria vida e de outras pessoas para entoar seus repentes e construir seus cordeis. Com pouco estudo, ele se considera um autodidata e diz que participa da feira desde a primeira edição com muito prazer e entusiasmo.

Foto: Rachel Pinto

“Estou sendo bem recebido. As pessoas têm visitado bastante a Praça do Cordel e aqui eu vou explicando, falando de poesia e de meus cordeis. Eu me inspiro nas histórias das pessoas e na minha própria vida” disse.

Foto: Rachel Pinto

Eliseu Nogueira da Silva Junior também é um velho conhecido da Feira do Livro e da população feirense. Com seu estilo místico e espiritualizado ele vai convidando os visitantes para conhecer o seu estande e a variedade de títulos. Ele garante que na feira há um leque de oportunidades para os leitores e inclusive livros e revistas a partir de R$1.

Foto: Rachel Pinto

“A Feira está maravilhosa, temos um diferencial que trabalhamos com livros e revistas a partir de 1,00 e isso possibilita às pessoas um leque de oportunidades. Além da venda de livros temos shows e apresentações”, contou.

Foto: Rachel Pinto

A magia dos sebos

Os sebos têm presença marcante na Feira do Livro. Exemplares únicos e algumas relíquias de títulos podem ser encontrados. Há também os Lps para quem não abre mão de uma boa música e se identifica com o valor das antiguidades. Paulo Fabrício Reis é o proprietário do Sebo Princesa do Sertão que atua virtualmente através das redes sociais e participa pela segunda vez consecutiva da Feira do Livro. Ele relata que os mais procurados são os best sellers, livros de literatura brasileira, estrangeira e livros acadêmicos.

Foto: Rachel Pinto

“A pessoas procuram muito livros acadêmicos e livros de literatura brasileira e estrangeira. Estamos contando com um fluxo bom de pessoas e convidamos todos para conhecer as atividades da feira e os estandes”, ressaltou.

Foto: Rachel Pinto

Testemunhas de Jeová

A 9º Feira do Livro também é espaço para compartilhar a fé. É impossível visitar o espaço e não perceber o estande onde ficam as Testemunhas de Jeová. Com suas roupas longas e muita simpatia eles recebem os visitantes e distribuem publicações, entre livros e revistas sobre as relações humanas e mensagens bíblicas.

Foto: Rachel Pinto

Fidel de Souza, coordenador do estande, destaca o alcance do evento e pontua que o estande além de compartilhar a palavra de Deus, busca também transmitir mensagens para que as pessoas tornem-se cidadãos melhores. Ele afirma que as publicações mais procuradas são relacionadas aos jovens e a estimativa é que a 9ª Feira do Livro possa receber um público de mais de 60 mil pessoas. Além do estande, as Testemunhas de Jeová estão na feira com os carrinhos com as publicações que se apresentam em língua portuguesa, espanhol e também língua de sinais.

O coordenador ressalta que a feira é um espaço importante para a divulgação dos exemplares, do site JW.ORG e do aplicativo que permite que as pessoas possam ter acesso à bíblia ou tirar dúvidas em 240 países e 850 idiomas.

Foto: Rachel Pinto

“É um evento grande e marcante e é o terceiro ano que participamos. Temos publicações gratuitas à disposição das pessoas e isso é uma forma de divulgar a palavra de Deus e tocar para que as pessoas se tornem cidadãos melhores”, acrescentou.

Foto: Rachel Pinto

A iniciativa do vale-livro

O vale-livro, uma iniciativa do Governo do Estado, proporcionou a muitos estudantes adquirir livros. Com o valor de R$ 25, muitos alunos da rede municipal e estadual escolheram seus exemplares e voltaram felizes para casa.

Foto: Rachel Pinto

Lucas Santana, de 12 anos, da Escola Municipal Ana Brandoa conseguiu trocar o seu vale-livro por cinco livros. Ele disse que gostou muito de participar do evento e ver as apresentações das escolas.

Foto: Rachel Pinto

“O livro que eu mais gostei foi Robbin Hood. Gostei também das apresentações e de tudo que eu vi aqui”, enfatizou.

Sara Lima Pereira, estudante do município de Anguera, também recebeu o vale-livro e escolheu trocá-lo por livros de contos.

“Eu gosto muito de contos e são livros que eu posso usar no sarau literário da escola. Aproveitei e renovei a minha biblioteca”, completou.

Foto: Rachel Pinto

Para a professora da Escola Municipal Ana Brandoa, Maria Gorete, a 9ª Feira do Livro traz muitas novidades para os alunos e é um espaço lúdico de troca de experiências e aprendizado.

Foto: Rachel Pinto

“Os livros estão em primeiro lugar no desenvolvimento pedagógico dos alunos. Vimos muitas novidades e é uma oportunidade das crianças se deliciarem com a leitura”, afirmou.

Culinária, música e artesanato

Todo o espaço da feira passeia pelo universo lúdico da leitura, da imaginação, da criatividade e da cultura. Há o estande dos fantoches onde as crianças e também os adultos ficam fascinados com o colorido dos bonecos, as bancas de artesanato diversos e as barracas de alimentação que apresentam muitas delícias como beijus, sequilhos, doces e bolos.

Foto: Rachel Pinto

Dona Iza do beiju passa o dia inteiro na chapa preparando o alimento e recebe os visitantes com sua simplicidade e o seu sorriso largo. O cheiro logo sobe e o beiju de frango com queijo é de dar água na boca a quem passa.

Ela explica que na barraca tem um pouco de tudo. Além do beiju, podem ser encontrados vários tipos de lanches e bebidas. A comerciante diz que o movimento está bem satisfatório e a expectativa é que aumente ainda mais.

Foto: Rachel Pinto

“Aqui tem bolo, canjica, beiju, sequilho, pamonha tudo feito por mim. O movimento está ótimo e eu estou gostando muito”, ressaltou.

Cultura indígena e africana

A 9º Feira do Livro também é lugar de cultura africana e indígena. Várias apresentações integram a programação, assim como as bancas de artesanato. A índia pataxó Indiara, do Sul da Bahia convida a todos para visitar a feira e conhecer um pouco do artesanato e da cultura indígena.

Foto: Rachel Pinto

“Temos aqui um pouco da nossa cultura, dos utensílios indígenas, brinquedos como a peteca, o mané gostoso, colher de pau, concha de coco, acessórios e o arco e flecha. Venham todos participar e conhecer mais sobre a gente”, finalizou.

Foto: Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade