Cultura

Abertura Feira do Livro: Uefs ganha canção de Carlos Pitta

Com o sugestivo título de “Canção para uma universidade do semiárido”, a música demonstra o carinho por uma entidade educacional com a força que tem a Uefs.

21/09/2016 às 11h26, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A 9ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, evento organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), foi aberta oficialmente na terça-feira (20) na Praça João Barbosa de Carvalho, a Praça do Fórum. Durante a solenidade o cantor e compositor feirense Carlos Pitta, um dos homenageados desta edição, apresentou uma música inédita dedicada à Uefs.

Com o sugestivo título de “Canção para uma universidade do semiárido”, a música demonstra o carinho por uma entidade educacional com a força que tem a Uefs. “Conta a saga que a universidade tem na educação, formando gerações e gerações”, afirmou o artista. A canção, composta também pela professora do Departamento de Letras e Artes da Uefs, Selma Oliveira, tem arranjo do maestro Alfredo Moura e é interpretada por Aiace Felix.

A solenidade de abertura da Feira do Livro contou com a presença de autoridades, representantes de entidades parceiras, membros da comunidade e apresentação musical do grupo Sarau de Quintal. No evento o reitor da Uefs, Evandro do Nascimento Silva, destacou a importância do festival literáriopara Feira de Santana e região. “A Feira do Livro fomenta a formação de leitores e de cidadãos críticos e faz parte de uma política pública de educação”.

Também participaram da solenidade o subsecretário de Educação do Estado, Nildon Pitombo, o Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Feira de Santana, Dom ZanoniDemettino Castro, o vice-prefeito de Feira de Santana, Luciano Ribeiro, a gerente do Sesc, Maria Tereza Gomes, o pró-reitor de Extensão, Márcio Campos, a coordenadora da Feira do Livro, Anna Cristina Gonçalves, o ex-reitor da Uefs, José Carlos Barreto, e os ex-vice-reitores Washington Moura e Genival Corrêa.

Atividades

Com expectativa de público superior a 70 mil pessoas, as atividades serão realizadas gratuitamente até sábado (24) de 8 às 19h e no domingo (25)de 9 às 17h.A programação da Feira inclui exibição de filmes, palestras, apresentações musicais e teatrais, oficinas de trançados e turbantes,contação de histórias, criação literária e caricatura, esta com o cartunista Borega.Mais de 60 livros serão lançados nos seis dias do evento.

Além de Carlos Pitta, que dá nome ao palco das apresentações artísticas, outras personalidades acadêmicas e culturais são homenageadas. O auditório recebe o nome da escritora e jornalista Myriam Fraga, que faleceu em fevereiro deste ano; a arena é dedicada ao professor emérito da Uefs, José Jerônimo de Morais, um dos fundadores da universidade e do curso de graduação em Letras da instituição; e a Praça do Cordel, espaço dedicado à cultura popular, homenageia o cordelista Ademar José Araújo.

A Feira do Livro é organizada pela Uefs em parceria com a Arquidiocese de Feira de Santana, o Serviço Social do Comércio (Sesc), as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, o Núcleo Regional de Educação (NR 19) e a Fundação Egberto Costa.

Outras informações estão disponíveis na Fan Page https://www.facebook.com/feiradolivro.uefs.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade