Feira de Santana

Sarau Literário protagoniza poeta Sales Barbosa

No espaço, foram discutidas de diversas formas a vida, obra e história do poeta feirense.

09/09/2016 às 10h52, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Através do Iº Sarau Literário Sales Barbosa, realizado no Mercado de Arte Popular, na noite desta quinta-feira (8) a importância da literatura feirense foi ressaltada. No espaço, foram discutidas de diversas formas a vida, obra e história do poeta feirense.

Inicialmente o público assistiu a vídeos e documentários sobre a Feira ao longo do tempo. Depois disso, o foco foi direcionado à Francisco de Sales Barbosa, poeta romântico do século XIX que viveu em Feira de Santana. Retratando temas como escravidão, injustiça social e educação através da literatura de jornal, o boêmio marcou a história literária.

O projeto foi idealizado pela Mestre em Estudos Literários pela UEFS, membro do GELC — Grupo de Estudos Literários Contemporâneos —, Cintia Portugal de Almeida. Ela passou dois anos fazendo um trabalho minucioso de pesquisas e resgate da história de Sales Barbosa, considerado pela estudiosa o principal poeta de Feira.

Para Graça Cordeiro, diretora do Departamento de Turismo do MAP, a realização do evento no Mercado agradou bastante. De acordo com ela, o fato de o MAP ficar localizado na Praça João Pedreira, na esquina com a Rua Sales Barbosa contribuiu para que o Sarau acontecesse lá. "Tudo que vier agregar conhecimento, fortalecer a cultura de Feira de Santana nós vamos abraçar. Para nós a manutenção da memória da cidade é importantíssima", pontuou.

Quem esteve presente no Sarau pôde ver também uma dramatização realizada pelo Grupo Conto em Cena. Os atores Welber Oliveira e Mônica Araújo deram vida ao poema "Familiar". Para o grupo feirense que trabalhou pela primeira vez com a obra de Sales Barbosa, aspectos culturais e literários da nossa terra devem ser valorizados sempre que possível. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade