Bahia

Confira a previsão do tempo para a Bahia neste final de semana

Uma das características da estação do inverno é a redução nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) em algumas áreas

26/08/2016 às 16h29, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As condições do tempo previstas para a Bahia neste ultimo final de semana do mês de agosto ainda serão de chuvas em algumas regiões e de tempo quente e seco em outras. Na faixa centro-leste, é a umidade vinda do Oceano Atlântico a principal responsável por manter o céu nublado a parcialmente nublado com chances de chuvas. No entanto, os volumes mais significativos são esperados para as localidades mais próximas ao litoral, sobretudo, do Recôncavo e Nordeste. Já nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, o predomínio será de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas.

Mesmo com essa previsão de chuvas, as temperaturas nessa faixa do Estado permanecem elevadas, a exemplo da região Nordeste, onde as máximas poderão chegar aos 32°C. Ainda assim, temperaturas mais amenas são esperadas para algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas podem chegar aos 14°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas se manterão estáveis durante todo o período (mínimas de 22°C e máximas de 29°C), a umidade vinda do Oceano Atlântico também deverá manter o céu nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuvas.

Por outro lado, na faixa centro-oeste, ainda é a massa de ar seco que continua predominando, o que deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas. Além desse tempo seco, essa massa de ar também está contribuindo para deixar as temperaturas elevadas, principalmente no Oeste e São Francisco, onde as máximas poderão chegar aos 37°C.

Com essa previsão de tempo quente e seco, somada à vegetação já ressecada, mantém-se o risco elevado de ocorrer novos focos de queimadas ou, até mesmo, intensificar aqueles já existentes. Assim, permanece o estado de alerta quanto à utilização do fogo em suas atividades diárias, já que uma simples ponta de cigarro poderá originar uma grande queimada, trazendo danos irreversíveis ao meio ambiente e a população. Dentre estes, está o agravamento dos problemas de saúde, especificamente naquelas pessoas com doenças respiratórias, pois com a fumaça e/ou fuligem, estas poderão se intensificar. Tal condição requer alguns cuidados, como o consumo frequente de líquidos, bem como, evitar a exposição prolongada ao sol, sobretudo, nos horários entre às 10h e às 16h, considerados os mais nocivos à saúde de uma forma geral.

Maré

Para o período entre os dias 26 (sexta-feira) e 28 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre 10h às 13h e entre 22h às 01h (do dia seguinte) com valores variando de 1,7 a 2,4 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre 04h às 07h e entre às 16h e às 19h, com valores variando de 0,4 a 1,0 metro. As ondas previstas deverão ter agitação moderada, com altura máxima podendo chegar a 2,5 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta

Uma das características da estação do inverno é a redução nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) em algumas áreas. Porém, a ausência de nebulosidade em algumas regiões, contribui para a elevação desses Índices, a exemplo dos que estão previstos para o período entre os dias 26 (sexta-feira) e 28 (domingo), que deverão variar entre 09 e 11. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes Índices estão classificados na categoria “Muito Alto, o que requer cuidados quanto a exposição prolongada a radiação solar, como: usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, principalmente, nos horários das 10 às 16h, quando os efeitos danosos à saúde são maiores.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade