Bahia

Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas reinicia atividades no Pelourinho

O equipamento de Direitos Humanos vai promover ações intersetoriais para fortalecer a rede de enfrentamento do tráfico humano na Bahia.

30/07/2016 às 13h18, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A partir de segunda-feira, 1º de agosto, as denúncias sobre tráfico de pessoas na Bahia, já podem ser registradas na sede do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Netp), no Pelourinho. O equipamento da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) foi reaberto na manhã desta sexta – feira (29), durante um café da manhã, com a presença do titular da pasta, Geraldo Reis, da superintendente de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos (SUDH/SJDHDS), Anhamona de Brito, da coordenadora de Proteção, Isaura Genoveva e dos agentes de Direitos Humanos. A ação integrou o encerramento da “Campanha Coração Azul”, de enfrentamento ao tráfico de pessoas.

O espaço vai funcionar na Rua Frei Vicente, nº 10 (próximo ao Teatro XVIII, no Pelourinho) e os casos podem ser denunciados  de forma presencial ou pelo telefone  71 3266 0131. O atendimento às vítimas, familiares ou outras pessoas que queiram relatar sobre tráfico humano, destinado para exploração sexual, trabalho escravo ou tráfico de órgãos, será feito de segunda a sexta – feira, das 8h às 18h, por uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, assistente social e advogado.

De acordo com o Secretário de Justiça Social, “a iniciativa vai contribuir para que a Bahia  possa formar uma rede de prevenção e atenção às vítimas, tendo como instrumento principal a rede da assistência social, que atua por meio dos Cras e Creas, além de facilitar as denúncias e melhorar a investigação desse tipo de crime em todo estado”.

Abrangência

 Segundo os dados da SJDHDS, as principais cidades da Bahia que estão inseridas na rota do tráfico de pessoas são: Feira de Santana,  Ilhéus ,  Itabuna , Porto Seguro,  Salvador  e Serra do Ramalho.  Dessa forma, por meio do Netp, serão articuladas e intensificadas ações institucionais em rede, principalmente nestes municípios, para orientar a população sobre como identificar o crime, quem são os aliciadores  e  por qual meio as pessoas são traficadas. Segundo Anhamona, “as redes sociais se configuram em um principal mecanismo de disseminação do tráfico humano, mas ainda tem uma fiscalização muito frágil, por isso é preciso fazer um monitoramento mais eficaz para coibir essa prática”.  

Fé e conscientização

Outra ação que também fez parte do encerramento da Campanha Coração Azul foi a missa temática realizada na Igreja do Bonfim, na manhã desta sexta – feira (29). Durante a  homilia, os fiéis foram conscientizados sobre a importância das pessoas estarem livres para  praticarem a caridade  e o amor na sociedade em que vive. Ao final da celebração Eucarística, o cônego e reitor da Basílica, Edson Menezes, parabenizou  a Secretaria de Justiça Social pela iniciativa e desejou êxito nas ações para erradicação do tráfico humanos na Bahia.
 
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade