Bahia

Final de julho com tempo firme no interior e chuvas no litoral do Estado

Para a capital baiana e região metropolitana, onde as temperaturas permanecerão estáveis (oscilando entre mínimas de 21°C e máximas de 28°C), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas em parte do período.

29/07/2016 às 11h45, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As condições do tempo na Bahia para esse último final de semana do mês de julho não deverão sofrer mudanças significativas, pois uma massa de ar seco ainda domina praticamente todo o interior do Estado. A atuação desta é mais evidente nas regiões Oeste, São Francisco e Norte, onde deverá manter os dias ensolarados e com grande variação térmica ao longo do dia. Isto significa que as temperaturas serão elevadas no período da tarde, com máximas de até 34°C, e amenas durante a noite, com mínimas de até 15°C.

Outro reflexo da permanência dessa massa de ar é a redução da umidade relativa que, no decorrer do dia, pode ficar abaixo de 30% em algumas localidades, sobretudo no Oeste e São Francisco. Tal situação caracteriza estado de atenção, o que requer alguns cuidados, tais como: Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 às 15h, umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, áreas vegetadas e consumir água a vontade. Ressalta-se ainda que, esse tempo quente e seco também está favorecendo no aumento do risco de ocorrer queimadas nessas áreas.

Para a Chapada Diamantina e Sudoeste, onde essa massa de ar também está atuando, porém com pouca intensidade, as maiores possibilidades de ocorrer chuvas são nas localidades mais a leste dessas regiões, onde a umidade vinda do Oceano Atlântico poderá favorecer o aumento da nebulosidade. As temperaturas ainda deverão ser típicas de Inverno, com mínimas chegando aos 13°C. Esse tempo frio e úmido continua contribuindo para a formação de neblina, principalmente, durante a noite e nas primeiras horas da manhã, o que requer atenção redobrada durante esse período.

Por outro lado, algumas mudanças no tempo são esperadas na faixa leste, principalmente, a partir do sábado, quando uma frente fria irá se deslocar pelo sul da Bahia em direção ao Oceano, intensificando os ventos, trazendo mais umidade e, consequentemente, chuvas, sendo essas mais frequentes nas localidades mais próximas ao litoral do Sul e Recôncavo baiano. É importante frisar que, devido à intensificação desses ventos, o mar ficará agitado durante o período. Com isso, recomenda-se cautela aos banhistas, pescadores, bem como, pequenas embarcações. As temperaturas nessa faixa deverão variar entre mínimas de 16°C (no Sul) e máximas de 31°C (no Nordeste).

Para a capital baiana e região metropolitana, onde as temperaturas permanecerão estáveis (oscilando entre mínimas de 21°C e máximas de 28°C), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas em parte do período.

Maré

Para o período entre os dias 29 (sexta-feira) e 31 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre 00h às 02h e entre 12h às 14h com valores variando de 1,8 a 2,6 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre 06h às 08h e entre 18h às 20h, com valores variando de 0,2 a 0,7 metro. As ondas previstas deverão ter agitação de moderada a forte, com altura máxima podendo chegar a 3,0 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta

O inverno tem como uma de suas características a diminuição na intensidade de radiação solar sobre o Hemisfério Sul e, consequentemente, redução nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Tal redução pode ser observada nos Índices previstos para o período de 29 (sexta-feira) e 31 (domingo) que deverão variar de 07 a 09. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados nas categorias “Alta” e “Muito Alta”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários entre 10h às 16h. Com isso, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, minimizando, assim, danos à saúde, sobretudo, a pele e aos olhos.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade