Feira de Santana

Trabalhadores Rurais protestam contra cortes de orçamento e por benefícios na agricultura familiar

A coordenadora geral do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Celia Firmo, informou que o propósito do MOC e das demais entidades em fazer o ato, é para que se tenha uma reflexão das mudanças no meio rural.

28/07/2016 às 17h50, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Ney Silva

Cerca de 500 trabalhadores rurais fizeram um ato público na manhã desta quinta-feira (28) na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Com palavras de ordem e até pedindo a saída do presidente Michel Temer e a volta da presidente Dilma Rousseff, os trabalhadores denunciaram a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A coordenadora geral do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Celia Firmo, informou que o propósito do MOC e das demais entidades em fazer o ato, é para que se tenha uma reflexão das mudanças no meio rural. "No passado, há vinte anos era grande o número de crianças desnutridas e grávidas que nem chegavam ao final da gravidez porque passavam fome e sede. A pobreza ainda existe, mas é diferente sem esses problemas que citei. Estamos agora com dificuldades em garantir direitos para as famílias", afirmou.

Segundo Celia Firmo, houve um golpe aos direitos sociais e citou como exemplo a possibilidade do trabalhador rural, mesmo aposentado, voltar a pagar a previdência social.

Roseval Leite, que é presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, também denuncia o fim de programas criados pela gestão do governo do PT. “O governo interino está retirando direitos da agricultura familiar a começar pelo fim do MDA, que foi transformado numa simples secretaria" disse.

Ele citou como exemplo de politicas públicas, que estão desaparecendo os projetos de cisternas rurais, créditos agrícolas e de outros que são da agricultura familiar.

O ato público teve o apoio do STR, Fetraf, Cut e do Levante Popular. Os trabalhadores assistiram palestras e entoaram canções populares do meio rural.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade