Beleza
Serviços de beleza voltados ao público masculino impulsionam mercado nacional
Não é à toa que o Brasil ocupa o terceiro lugar na venda de cosméticos e produtos de beleza no mundo – Estados Unidos e Japão ocupam as primeiras posições.
28/07/2016 às 09h29, Por Maylla Nunes
Acorda Cidade
Embora a predominância feminina no mercado de beleza no Brasil seja notável, os homens vêm ganhando cada vez mais peso nesse segmento. Atualmente, diversos produtos e serviços de beleza voltados ao público masculino têm surgido no mercado e conquistado muitos adeptos, fator que impulsiona o ramo dos cosméticos no país. De acordo com dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são movimentados cerca de R$ 15 bilhões nesse setor anualmente, dos quais 37% são de produtos voltados ao público masculino.
Não é à toa que o Brasil ocupa o terceiro lugar na venda de cosméticos e produtos de beleza no mundo – Estados Unidos e Japão ocupam as primeiras posições. Ainda de acordo com o levantamento do IBGE, os produtos de beleza de uso exclusivamente masculino estão presentes em cerca de 75% dos lares brasileiros. Segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), esse mercado cresceu 100% nos anos de 2013 e 2014, e a tendência é que esse número só aumente.
Mas, além dos cosméticos, muitos serviços de beleza têm ganhado espaço entre o público masculino: limpeza de pele, procedimentos para eliminar as gorduras localizadas e depilação a laser estão entre os mais buscados pelos homens. O ambiente ideal para receber esse tipo de público, no entanto, deve ser diferenciado para que ele se sinta mais confortável. Os homens tendem a buscar ambientes mais reservados e que tenham as características de “bar”, com televisão ligada no futebol, cerveja etc.
Segundo o cirurgião plástico Dr. Fabrício Ribeiro, além dos serviços de beleza mais tradicionais, um dos procedimentos mais realizados pelo público masculino nos últimos anos é o implante capilar sem cicatriz linear, também conhecido como FUE (Extração de Unidades Foliculares). A técnica FUE consiste em tirar os fios de uma região para implantá-los em outra. Esse é um procedimento muito interessante para os homens que sofrem com a calvície, já que restabelece o cabelo, e devolve a autoestima. Afinal, quem disse que os homens também não são vaidosos?
Outro processo comum para transplantar cabelo é o FUT (Transplante de Unidades Foliculares), técnica que extrai os fios por fitas. Mas, ao contrário da técnica FUE, esse procedimento pode ocasionar dores ao paciente, além de deixar uma pequena cicatriz linear. Por isso, a extração de unidades foliculares leva vantagem, pois poupa os pacientes de dores e cicatrizes.
Dessa forma, o mercado de beleza vem constatando, há algum tempo, que a vaidade como exclusividade feminina é uma coisa ultrapassada. Porém, o que antes era apenas uma tendência, hoje já é um fato concretizado em números: os produtos e serviços de beleza voltados ao público masculino começaram a ganhar mais atenção e, ao que tudo indica, vieram para ficar. E, embora no Brasil os números sejam significativos, a mudança no comportamento masculino em relação a esse setor é um fenômeno mundial.
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