Feira de Santana

Dono de loja de ciclomotores diz que Detran não está emitindo laudo para ACC; Ciretran nega

A procura tem sido pequena em relação à ACC, uma vez que as exigências são praticamente as mesmas para tirar a categoria A.

27/07/2016 às 17h15, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O proprietário de uma revendedora de ciclomotores (cinquentinhas) de Feira de Santana, Alexandre Bahia, declarou em entrevista ao Acorda Cidade que a 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Feira de Santana, não está emitindo laudos para os condutores retirarem a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), documento que será exigido a partir de novembro deste ano pelo órgão fiscalizador.

O empresário disse que fez uma promoção para os clientes que comprassem uma cinquentinha na loja, se dispondo a pagar todas as despesas com autoescola e taxas para retirada do documento. O objetivo era incrementar as vendas do estabelecimento e incentivar o cumprimento da lei pelos condutores da cidade.

“A gente tentou fazer um convênio com as autoescolas, que entraram em contato com o Detran e foram informadas que o órgão não está emitindo o laudo para a retirada do documento. Nós iríamos pagar para todos os clientes que comprassem um ciclomotor. Ele iria ganhar no ato da compra todas as taxas pagas de exame médico, psicológico, laudo e a parte teórica e prática para que a lei fosse cumprida”, informou Alexandre Bahia.

Ainda segundo o empresário, uma autoescola enviou para ele um ofício com a informação do Detran passada através de e-mail, dizendo que os valores de laudo ou Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) só serão determinados a partir de novembro.

Alexandre Bahia acredita que a falta de antecedência do órgão vai prejudicar muitos condutores. “A partir de novembro vai ser cobrado, e as pessoas que tentam se regularizar hoje vão ser prejudicadas, vão ter o veículo apreendido e pagar uma multa. No ano passado a multa era de pouco mais de 200 reais, a partir desse ano passou para 500 e em novembro passará a ser 800. Então a única que está atualizando são as multas”, criticou.

O coordenador da 3ª Ciretran, Silvio Dias, negou a informação de que o Detran não está emitino laudo para a ACC. Segundo ele, as pessoas que desejaram retirar o documento poderão se dirigir ao órgão e fazer a solicitação.

“O que nós observamos é que a procura tem sido pequena em relação à ACC, pois as pessoas, ao observarem as exigências para tirar a ACC, que são praticamente as mesmas, elas preferem tirar logo a categoria A. E as autoescolas por não haver procura não estão fornecendo o serviço”, afirmou durante entrevista.


A reportagem procurou o balcão de informações do Detran e foi informada que o órgão não está emitindo o laudo para o documento. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade