Feira de Santana

Ação Cidadã Sou Pai Responsável intensifica realização gratuita de exames de DNA

O exame é rápido, simples e indolor.

27/07/2016 às 14h32, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Pelo nono ano consecutivo, a Defensoria Pública da Bahia vai intensificar, no período de agosto, a realização gratuita de exames de DNA para reconhecimento de paternidade, como parte da Ação Cidadã Sou Pai Responsável. Desde 2007, quando foi criada, a campanha já beneficiou mais de 12 mil famílias baianas.

Por meio da iniciativa, pessoas que não podem pagar um advogado têm a possibilidade de procurar a Defensoria Pública para resolverem conflitos familiares a partir de mediações e, ainda, realizar exames de DNA gratuitamente, com a inclusão do nome do pai no registro de nascimento do filho.

Para a realização do teste, é necessária apenas a coleta do material da mucosa bucal. O exame é rápido, simples e indolor. Em Feira de Santana, a Ação Cidadã será realizada nos dias 03 e 04 de agosto de 2016, na sede da Defensoria Pública, localizada na Rua Geminiano Costa, nº 212, Centro. A abertura de exames realizados anteriormente será concentrada no dia 03, das 14h às 18h e a coleta de material genético será no dia 04, as 08h às 12h e das 14h às 18h.

Após a coleta do material, mães e possíveis pais são convidados a comparecerem à Defensoria para, juntos, presenciarem a abertura do resultado do exame. Se confirmada a paternidade, os responsáveis são orientados pela Instituição para firmarem um acordo quanto à inclusão do nome do pai no registro civil e quanto às ações decorrentes desta – pensão alimentícia, guarda, entre outras.

Para além da inclusão do nome do pai no registro civil, a Defensoria tem como objetivo destacar a importância da presença paterna na vida de crianças e adolescentes para sua formação.

Os interessados em participar da Campanha deverão se dirigir a Defensoria até 02 de agosto para marcar a coleta.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade