Esperança

Comunidade de Oliveira dos Campinhos faz manifestação para salvar Santa Casa

O ato apartidário, que começou no Teatro que a Santa Casa mantém no distrito, nasceu com a juventude da pequena localidade de oito mil habitantes.

25/07/2016 às 18h19, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A manifestação da comunidade em defesa da Santa Casa de Oliveira dos Campinhos, no distrito de mesmo nome, do município baiano de Santo Amaro, reuniu cerca de 400 pessoas, na manhã deste domingo (24). O ato que contou com a participação de moradores, lideranças políticas, funcionários da Santa Casa e representantes do governo municipal, reacendeu a esperança e a motivação do provedor Mauricio Dias de salvação da entidade, seriamente ameaçada de fechamento. O ato apartidário, que começou no Teatro que a Santa Casa mantém no distrito, nasceu com a juventude da pequena localidade de oito mil habitantes.

O provedor recebeu da comunidade abaixo-assinado com 1261 assinaturas para ser encaminhado ao governador da Bahia, Rui Costa, para salvar a Santa Casa, entidade 100% SUS e estratégica para a saúde da população de Santo Amaro e mais 20 municípios.

Muito importante também foi o Termo de Compromisso assinado, publicamente, por representante da Secretaria da Saúde do município, lideranças da comunidade e Mauricio Dias para encaminhar ofício ao secretário estadual da Saúde, Fabio Vilas-Boas, e à Comissão Intergestora Bipartipe (CIB), autorizando o Governo do Estado a renovar o contrato com a Santa Casa, uma necessidade já que o município é de gestão plena na saúde, embora o município não contrate os serviços da Santa Casa de Oliveira alegando insuficiência de recursos.

Na avaliação de Mauricio Dias, o movimento mostrou que a sociedade se apropriou do que lhe pertence: a Santa Casa. Foram depoimentos emocionantes, principalmente de servidores, há seis meses sem salários, mas que continuam a trabalhar sem um dia de greve. Do teatro, os manifestantes seguiram para abraçar o prédio histórico da Santa Casa, onde junto rezaram o Pai Nosso, pedindo a proteção divina para manter o importante hospital que salva muitas vidas.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade