Educação

Estudantes baianos disputam vagas para etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude

A etapa estadual dos jogos deste ano ganha um clima especial por acontecer a poucos dias da abertura oficial dos Jogos Rio 2016, em 5 de agosto.

21/07/2016 às 09h28, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Cerca de 550 alunos/atletas, com idade entre 12 e 17 anos, representando mais de 30 municípios baianos, participam neste sábado (23) da etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude, realizada pela Superintendência dos Desportos (Sudesb). A abertura oficial acontece, às 13h, no Sesi de Simões Filho, situado na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que concentra o maior número de provas. Sempre das 13h às 17h, as disputas também ocorrem na Piscina Olímpica da Bahia (Avenida Bonocô) e no Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela), em Salvador.

A etapa estadual dos jogos deste ano ganha um clima especial por acontecer a poucos dias da abertura oficial dos Jogos Rio 2016, em 5 de agosto. Alunos/atletas da capital e RMS, além de Barreiras, Juazeiro, Canavieiras, Paulo Afonso, Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista, entre vários outros, participam no Sesi de Simões Filho das provas de atletismo, judô, xadrez, tênis de mesa, vôlei de praia e luta olímpica. O local da competição de natação é a Piscina Olímpica da Bahia. Já as de ginástica rítmica ocorrem no Colégio Salesiano Dom Bosco.

Respectivamente com 210 e 132 atletas inscritos – a maioria do interior do estado -, as modalidades de judô e atletismo são as que reúnem as maiores delegações desta seletiva estadual. Luta olímpica é a terceira maior, com 45 inscritos, seguida de natação (38), tênis de mesa (36) e xadrez (31). O objetivo da etapa baiana é selecionar atletas das redes de ensino público e privado, com idade de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, para representar a Bahia na maior competição de esporte estudantil do Brasil, que são as etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude. Essas competições vão ocorrer em João Pessoa (Paraíba), em setembro (12 a 14 anos) e novembro (15 a 17 anos). A disputa nacional é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Embaixadores do Esporte

Verônica Almeida – medalha de bronze nas paralimpíadas de Pequim, em 2008, e já confirmada oficialmente para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 – e o atleta baiano Cauã Vinícius, medalha de ouro nos 50 m livres na natação, nos Jogos Escolares da Juventude 2015, com quebra de recorde, serão embaixadores do evento. Eles terão a missão de contribuir para a formação dos estudantes dentro e fora das quadras, tatames e piscina, levando como mensagem seus exemplos de luta e superação por meio do esporte. A seletiva escolar é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Sudesb, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com apoio da Secretaria de Educação. Os atletas baianos classificados para a etapa nacional viajarão até João Pessoa com as passagens e uniformes cedidos pela Sudesb.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade