Flagrantes do WhatsApp

Moradores do Feira VI criam boneco 'Zé Buracão' e protestam contra situação de rua

O objetivo é chamar atenção das autoridades para que as providências sejam tomadas.

04/07/2016 às 15h22, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Os moradores do conjunto Feira VI, em Feira de Santana, estão indignados com a situação da Rua N. Eles relatam que o local está cheio de buracos que acumulam água das chuvas. Além disso, ocasionam um forte mau cheiro e trazem riscos de doenças, como por exemplo as que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

As pessoas que transitam na rua precisam ficar atentas ao passar pelos buracos, inclusive para que possam evitar acidentes. Uma moradora já chegou a cair em um buraco quando carregava algumas compras. No local há também uma casa cujo o esgoto é despejado diretamente na rua.

Revoltados com toda a situação os moradores resolveram protestar construindo um boneco chamado “Zé Buracão”. O objetivo é chamar atenção das autoridades para que as providências sejam tomadas.

Fotos: Enviadas via WhatsApp

Em resposta sobre às condições da rua a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano disse que o problema na rua é causado pela ausência de sistema de esgotamento sanitário e emitiu o texto abaixo:

A propósito de reclamação registrada neste portal, sobre buracos que causam transtornos à comunidade da rua N, conjunto Feira VI, a administração municipal esclarece que o problema é causado pela ausência de sistema de esgotamento sanitário no local, combinado com uma ação de moradores, que lançam águas servidas na via pública. Portanto, uma responsabilidade do órgão estadual Embasa, sendo injusto que seja atribuída ao governo local.

Em vídeo, que podemos encaminhar ao portal, caso esta editoria considere interessante, um representante da comunidade dá o seu testemunho de que a situação é agravada porque outros moradores lançam águas servidas de suas residências na rua.

A Prefeitura, cumprindo o que lhe compete, tem notificado esses infratores. Caso a população se conscientize e deixe de jogar água servida na via pública, mesmo que a Embasa não providencie a rede de esgoto sanitário na área, o Município poderá executar uma intervenção mais eficaz na região, minimizando os transtornos.

Agradecemos pela atenção e esperamos ter contribuído com a precisão das informações que o portal está habituado a oferecer ao seu público.

 

Versão da Embasa

Em atenção à reportagem "Moradores do Feira VI criam boneco 'Zé Buracão' e protestam contra situação de rua", informamos que a Rua N no Conjunto Feira VI dispõe de rede de esgotamento sanitário, operada pela Embasa, estando com funcionamento normal. É importante esclarecer que a rede de esgoto não é dimensionada para receber água de chuva, que deve ser direcionada para redes de drenagem pluvial, cuja manutenção e operação são de responsabilidade da prefeitura.

Em locais onde não há rede de esgotamento sanitário, como é o caso de algumas ruas próximas à Rua N, os moradores devem adotar soluções individuais para dar destinação correta aos esgotos domésticos, como fossas sépticas e sumidouros. O lançamento de águas servidas nas vias públicas é infração ambiental e a fiscalização e notificação desses casos compete à órgãos como o Inema, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Ministério Público.

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade