Feira de Santana

Uefs pode instalar ambulatório de urologia que dará suporte a pacientes com anemia falciforme

O paciente que tem anemia falciforme precisa estar atento para se agasalhar, usar roupas adequadas às temperatura mais frias ou quentes, deve ter uma vacinação especial e se preocupar também com a hidratação do corpo.

01/07/2016 às 06h51, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) poderá implantar um ambulatório de urologia para atender aos pacientes com anemia falciforme. A informação é do médico e professor da instituição, José de Bessa, durante uma roda de conversa sobre o autocuidado em pacientes com a doença. O encontro aconteceu no Centro Social Urbano (CSU), em Feira de Santana,  na última quarta-feira (28), com a presença de profissionais da área saúde e portadores de anemia falciforme.

Segundo ele, a universidade já colabora com os doentes falcêmicos e o centro de saúde, localizado no CSU é um ambiente de ensino-aprendizagem para extensão universitária.

“É um campo de pesquisa e o nosso objetivo é colaborar com o programa que já existe. Ampliar o papel e atuação da universidade, prestando ajuda e colaborando com os pacientes tem essa doença que acomete uma camada importante da população”, afirmou.

José de Bessa explicou que os pacientes falcêmicos sofrem com dores intensas, anemia e complicações em órgãos e tecidos. Pra ele, é muito importante que mais pessoas tenham conhecimento do problema.

A importância do autocuidado

Entre as discussões da roda de conversa sobre anemia falciforme, o médico hematologista Fernando Luiz Vieira de Araújo pontuou a importância do autocuidado dos pacientes. Segundo ele, o autocuidado envolve desde o conhecimento da doença em si próprio, até questões de higiene, vacinação e uso de medicamentos.

“Autocuidado é uma autodisciplina. É cuidar de si mesmo com a visão de quem conhece a doença. É uma vida de atenção e se todo mundo tivesse o autocuidado ocorreriam menos internações e idas à emergência. Há muitas intercorrências e se o paciente não se cuidar ele terá uma situação de dor óssea em qualquer parte do corpo, ou complicações sérias como derrame cerebral e embolia pulmonar”, ressaltou.

O paciente que tem anemia falciforme precisa estar atento para se agasalhar, usar roupas adequadas às temperatura mais frias ou quentes, deve ter uma vacinação especial e se preocupar também com a hidratação do corpo.


 

A enfermeira coordenadora do Programa de Anemia Falciforme em Feira de Santana, Luciana Brito,também reforçou a importância do autocuidado e para ela, esse fator melhora muito a qualidade de vida do paciente.

Luciana confirmou que a implantação de um ambulatório de urologia da Uefs será muito importante, principalmente para pacientes homens que sofrem de crises de ereção involuntárias do pênis.

“O urologista é o medico principal para tratar essa causa e uma vez implantado esse ambulatório será um ganho para todos”, finalizou.

Com informações e fotos do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade