Feira de Santana

Profissionais da área de saúde participam de capacitação sobre asma brônquica

Cerca de 5.000 pacientes estão matriculados no Programa Pro-ar e freqüentam assiduamente o serviço 3.500 pessoas.

28/06/2016 às 15h11, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Há um aumento da incidência das doenças respiratórias durante o inverno, devido também a presença das baixas temperaturas. A asma brônquica é uma dessas doenças e, segundo a enfermeira do Programa de Asma e Rinite (Pro-ar) Alessandra Mota, em Feira de Santana há um número de pacientes bastante significativo.

De acordo com ela, a asma brônquica é uma doença que não tem cura, porém pode ser tratada e controlada. A grande dificuldade, no entanto, é a necessidade de atualização dos profissionais da área de saúde.

Com esse objetivo, foi realizada na manhã desta terça-feira (28), uma capacitação sobre o tema, no Centro de Saúde Especializado, em Feira de Santana.

Alessandra Mota destaca que a asma brônquica atinge aproximadamente 20% da população da cidade. Cerca de 5.000 pacientes estão matriculados no Programa Pro-ar e freqüentam assiduamente o serviço 3.500 pessoas.

“É uma doença crônica que não tem cura. A maior dificuldade é que muitos profissionais precisam ser atualizados sobre os sintomas da doença, como funciona o programa e as medicações que são distribuídas gratuitamente não só aqui na unidade, mas nas farmácias credenciadas ao governo, com o intuito de tentar facilitar o acesso ao paciente. O objetivo do encontro é chamar atenção dos profissionais de saúde quanto ao encaminhamento correto dos pacientes porque recebemos muitos pacientes com outros problemas respiratórios que não são casos de asma. A gente quer que os profissionais entendam o que é asma e encaminhem os pacientes de forma correta”, afirma.

A fisioterapia respiratória

Os pacientes que sofrem de asma brônquica precisam recorrer ao tratamento da fisioterapia respiratória. A fisioterapeuta Camila Pinheiro destaca que essa é uma ajuda muito importante ao tratamento médico e que contribui para a melhora significativa dos pacientes.

A fisioterapia respiratória vai atuar na questão dos exercícios. Quase 90% dos pacientes asmáticos tendem a ter acúmulo de secreção pulmonar. A fisioterapia respiratória atua com exercícios que são para a retirada de secreção pulmonar e os pacientes apresentam uma melhora significativa. “Os próprios pneumologistas destacam a importância da fisioterapia junto ao tratamento médico”, completa.

Com informações e fotos do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade