Cultura

Orquestra Juvenil de Feira de Santana realiza concerto com músicas brasileiras

O repertório é composto por obras consagradas da música brasileira, como Samba de Uma Nota Só, de Tom Jobim, Berimbau, de Baden Powell, e Asa Branca, de Luiz Gonzaga.

06/06/2016 às 08h40, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Orquestra Juvenil de Feira de Santana, principal formação musical do Núcleo Antônio Gasparini, apresenta o concerto Músicas Brasileiras. O evento terá participação especial do Coral George Américo e do Grupo de flautas do Cras Rua Nova. O espetáculo acontece no dia 12 de junho, às 17 horas, no Centro de Cultura Amélio Amorim. Ingressos a preços populares.

O repertório é composto por obras consagradas da música brasileira, como Samba de Uma Nota Só, de Tom Jobim, Berimbau, de Baden Powell, e Asa Branca, de Luiz Gonzaga. Outras composições também fazem parte do concerto, como Temas Nordestinos, que conta com arranjos de Mestre Duda e orquestração de Jamberê Cerqueira, músico que integra o grupo de compositores do programa Neojiba– Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia.

“A maioria dos integrantes da Juvenil de Feira de Santana se identifica mais com o repertório de música brasileira. Eles gostam muito de tocar choro, por exemplo. Por isso, decidimos iniciar o ano com essas composições”, explica o maestro Gileard Teixeira, que é também coordenador do Núcleo Antônio Gasparini.

Girleide Pereira de Oliveira, 23 anos, é integrante da Orquestra Juvenil de Feira de Santana e monitora de iniciação musical nos dois bairros com Bases Comunitárias de Segurança, atendidos pelo Núcleo Antônio Gasparini, em Feira de Santana. “É legal não guardar para si aquilo que aprende. Gosto muito dessa filosofia do Neojiba. Eu aprendo muito com as crianças do bairro George Américo, onde eu dou aulas de iniciação musical. O que eu trago da universidade é importante, mas os conhecimentos que os meus alunos trazem são ainda mais importantes, porque cada um tem uma peculiaridade, uma informação”, afirma Girleide sobre a experiência como multiplicadora.

Sobre o Núcleo Antônio Gasparini
Criado em Julho de 2014, é o resultado da parceria entre o Instituto Antônio Gasparini (IAG) e o programa Neojiba. Atende cerca de 150 crianças, adolescentes e jovens, de 06 a 29 anos, nos bairros Rua Nova, Cidade Nova e George Américo, no município de Feira de Santana. Entre os destaques do Núcleo estão a Orquestra Juvenil de Feira de Santana e a qualificação de jovens monitores para atuarem como multiplicadores, através do projeto Neojiba nos Bairros, com o objetivo de promover a integração e o desenvolvimento social através da música. O Núcleo Antônio Gasparini conta com o patrocínio da Vivo e do Governo do Estado da Bahia, através do programa FazCultura, e tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Feira de Santana.

Sobre o Neojiba
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o Nepjiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O Neojiba beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade