Feira de Santana

Após descoberta de 'gatos', energia é suspensa causando transtornos no terminal central

Apesar de o administrador afirmar que apenas os pontos comerciais estão sem energia, o comerciante Edmundo Oliveira afirma que a bilhetagem eletrônica e as catracas também estão sem funcionamento devido à falta de energia.

31/05/2016 às 15h04, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

A Coelba suspendeu, parcialmente, o fornecimento de energia elétrica no transbordo central, o que causou tumulto no setor de bilhetagem eletrônica e lanchonetes. De acordo com o administrador do local, Arismar Couto Soares, o fornecimento de energia foi suspenso devido a algumas ligações clandestinas, conhecidas como ‘gatos’.

“Ao assumir a administração do terminal, em janeiro, detectamos algumas ligações clandestinas, informamos à prefeitura, que, através de nota, disse que não sabia e que não compactuava com isso. Informamos à Coelba, que por sua vez veio averiguar e identificou que quatro contadores de energia sumiram e as energias estavam ligadas com algumas pessoas, que não foram identificadas, pagando os recibos com a taxa mínima”, afirmou.

Ainda segundo o administrador, houve quatro princípios de incêndio no terminal central e, em um desses, os cabos queimaram totalmente, e a Coelba identificou que esses ‘gatos’ estavam prejudicando a rede e fraudando a concessionária. Ele afirma que a Coelba automaticamente retirou 99% dos contadores e quase todos os comerciantes ficaram sem energia.

“Apenas um ponto tem contador e está com energia normal, assim como o terminal, que está com funcionamento normal na plataforma e nas catracas. A empresa, junto com a secretaria, convidou os donos dos pontos para organizar tudo dentro de um padrão, fizemos uma circular, alguns responderam e para esses que deram um retorno, a empresa está providenciando, de forma emergencial, restaurar a energia”, destacou Arismar Couto, acrescentando que dos 11 pontos existentes no local, cinco aceitaram o acordo.

Apesar de o administrador afirmar que apenas os pontos comerciais estão sem energia, o comerciante Edmundo Oliveira afirma que a bilhetagem eletrônica e as catracas também estão sem funcionamento devido à falta de energia, desde a noite de ontem (30), causando transtornos para os passageiros. Ele reclama de prejuízos.

“Eu não sei se existe gato ou não. Na minha lanchonete não tem e eu quero regularizar a situação para deixar padronizada. Está tudo parado sem energia e é prejuízo total. Se há uma irregularidade em relação a alguns boxes, deveriam desativar esses e deixar os outros trabalharem, pois as salas regulares estão sem eletricidade. Só de mercadoria perdida estimo um prejuízo de 5 mil reais”, informou.

Em resposta, o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Pedro Boaventura, informou que tomou conhecimento do problema, esteve no local e conversou com um técnico da Coelba. Ele destaca que ‘gato’ de energia é crime e que a prefeitura nada tem a ver com isso.

“Alguns comerciantes fizeram ‘gatos’ de energia, que foram identificados e ocorreu essa falta de energia no terminal. Minha posição é de que gato é crime e quem ligou tem que pagar pelo crime que cometeu. A prefeitura está adotando as providências, já conversamos cm técnicos da Coelba, que nesta quarta (1) deve fazer uma inspeção para verificar se tem alguma chance de ocorrer falta de energia mais uma vez”, afirmou.  

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade