Feira de Santana

Feira recebe Mutirão Social do Pacto pela Vida próximo sábado (4)

O Mutirão Social objetiva levar ações de cidadania e educativas a áreas onde estão instaladas as Bases Comunitárias de Segurança (BCS).

30/05/2016 às 16h05, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Serviços sociais, jurídicos, de saúde, e atividades de esporte e lazer serão oferecidos, neste sábado (4), aos moradores de Feira de Santana e região por meio do Mutirão Social do Pacto pela Vida. O atendimento no município, que faz parte do Portal do Sertão, ocorrerá, das 9h às 14h, no Centro Social Urbano (CSU) Cidade Nova, localizado na Rua Tostão, s/n, bairro Cidade Nova.

A iniciativa é da Câmara Setorial de Prevenção Social (CSPS), sob a coordenação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em articulação com diversas secretarias de Estado, órgãos municipais, Defensoria Pública, Ministério Público, entre outras instituições.

Durante todo o dia, a população terá acesso a atendimento na área de saúde, com o Odontomóvel; emissão de Identidade (RG), CPF e Carteira de Trabalho; gratuidade na emissão 2ª via da Certidão de Nascimento; orientação ao consumidor feita pelo Procon-BA; aquisição de lâmpadas econômicas e cadastro para troca de eletrodomésticos com a Coelba.

Na ocasião, serão disponibilizados ainda serviços como solicitação de desligamento da água, renegociação da conta e cadastramento para inclusão na Tarifa Social, com a Embasa; e pesquisa de vagas de emprego no estande do SineBahia. Já o público infanto-juvenil poderá participar de atividades nas áreas de cultura, esporte e lazer.

Ações de cidadania e educativas

O Mutirão Social objetiva levar ações de cidadania e educativas a áreas onde estão instaladas as Bases Comunitárias de Segurança (BCS). Tendo característica itinerante, o projeto presta informações e serviços sociais também como estratégia de aproximação com as comunidades e enfrentamento à violência em localidades mais vulneráveis.

Já a Câmara de Prevenção Social é a instância articuladora e integradora das ações de promoção e proteção social do Pacto pela Vida. Fazem parte da CSPS órgãos governamentais, a exemplo das secretarias estaduais da Segurança Pública (SSP); Comunicação (Secom); Políticas para as Mulheres (SPM); Promoção e Igualdade Racial (Sepromi); Educação; Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); Saúde (Sesab), Meio Ambiente (Sema); Cultura (Secult); e Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

O Ministério Público do Estado da Bahia, Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Defensoria Pública, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal da Bahia (Ufba), prefeitura municipal e associações de moradores também participam da CSPS. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade