Feira de Santana

Católicos demostram fé, amor e união na procissão de Corpus Christi

A missa teve a participação de padres e religiosos das paroquias da Arquidiocese de Feira de Santana.

26/05/2016 às 12h01, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

Uma missa presidida por Dom Zanoni Castro, arcebispo metropolitano de Feira de Santana, com a participação do arcebispo emérito dom Itamar Vian, marcou na manhã desta quinta-feira (26) a cerimônia de Corpus Christi. A missa ocorreu na praça Padre Ovídio, que ficou super lotada com centenas de fiéis, que demonstraram fé, amor e união. A missa teve a participação de padres e religiosos das paroquias da Arquidiocese de Feira de Santana.

O Frei Jorge Ribeiro pároco do Tomba disse que Corpus Christi é uma manifestação pública da fé na eucaristia. Ele diz que a história conta que quando apareceram divergências de que a presença de Jesus não era permanente, no século XIII, a igreja achou por bem fazer essa manifestação pública, através de uma procissão.

“Essa é a única procissão realmente oficial da nossa igreja, quando saímos pelas ruas com o Cristo exposto para que seja visto e conhecido por todas as pessoas. A eucaristia não termina na hora da missa, mas se estende por toda a nossa vida”, afirmou.

A auxiliar administrativa Elizia Fernandes participa da confecção dos tapetes todos os anos. Ela destaca que os tapetes não estão apenas para enfeite, mas para a passagem do santíssimo sacramento, que a igreja celebra no dia de hoje. “O dia de hoje tem um significado muito grande, pois celebramos o corpo de Cristo, que é quem nos alimenta, nos dar força a cada dia para podermos prosseguir com essa tradição muito bonita, que não podemos deixar morrer”, disse.

Elizia, que é da comunidade Nossa Senhora do Carmo, do bairro Serraria Brasil, disse que chegou 3h20 da madrugada com outras pessoas, para confeccionar o tapete, em frente a prefeitura. Ela disse que valeu a pena todo o esforço para fazer o tapete, pois está servindo a Deus.

Quem também chegou de madrugada para confeccionar o tapete, foi a advogada Vanessa Mascarenhas, que é uma das coordenadoras do grupo caminhada da catedral de Senhora Santana. Ela, que participa pela primeira vez desse trabalho, informou que quando chegou na Avenida Senhor dos Passos para fazer o tapete, estava chovendo, o que causou certa demora na confecção do tapete. Segundo ela, demorou cerca de 2 horas e meia para a finalização. Para confeccionar um tapete normalmente as pessoas usam pó de serra, pó de MDF, cal, pétalas de rosas, pedaços de tecidos, fubá, entre outros materiais.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade