Bahia

Aprovados no concurso do TJBA fazem manifestação no CAB

O objetivo do protesto é cobrar a nomeação de servidores concursados aprovados no cadastro de reserva.

21/05/2016 às 09h03, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os aprovados no último concurso do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizaram uma manifestação, na manhã de sexta-feira (20), em frente à sede do Tribunal, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O objetivo do protesto é cobrar a nomeação de servidores concursados aprovados no cadastro de reserva. Ainda de acordo com eles, que desde 2009, quando expirou a validade do último concurso, houve mais de duas mil aposentadorias.

“O TJBA já conta com quase 350 aposentadorias sem reposição, desde a publicação do edital do concurso, em outubro de 2014. Ainda, existem cerca de 250 contratados sem concurso em atuação no órgão, desde a Constituição Federal de 1988, um número extenso de terceirizados, sobretudo no segundo grau. Além disso, desde que a atual Presidenta do TJBA tomou posse em fevereiro deste ano foram nomeados mais de 350 Comissionados. O TJBA é considerado o pior tribunal do país em relação à produtividade jurisdicional, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).”, informaram os candidatos.

Segundo o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Baiano (Sinpojud), “há um déficit de mais de dez mil servidores”, sendo sete mil apenas no primeiro grau de jurisdição. "A falta de funcionários é tão grande que existem cartórios que funcionam com apenas um funcionário”, afirmam.

Fotos: Divulgação 
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade