Domingo Tem Teatro

Teatro em Feira de Santana lota nas manhãs de domingo

Surpresas com a magia do espetáculo, as crianças viajavam pelo universo infantil de imaginação e brincadeiras e pela mensagem do espetáculo que dizia: Cultive o coração com sonhos e alegria.

17/05/2016 às 06h38, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A chuva fina que caiu no último domingo (15) e o friozinho que surgiu no início da manhã não foram desculpas para dormir até mais tarde, nem para dispensar a programação do “Domingo tem Teatro”, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), em Feira de Santana, que está sempre lotado aos domingos pela manhã.

Às 10h, uma diversidade de famílias já se organizava em uma enorme fila na entrada do teatro e todos os olhares esperavam atentos para assistir ao espetáculo. "Aprendizes de Picadeiro". Uma espera que por incrível que pareça, passava rápido e podia ser intercalada com fotos, desenhos e pinturas das oficinas instaladas no espaço da arena do Cuca e até uma passadinha no pula-pula, a realização de uma "boquinha" rápida e a dúvida cruel de degustação de um cachorro quente ou pipoca com bastante leite condensado.

Sorrisos e encantamento se manifestavam por todos os lados. Idosos, adultos, homens e mulheres. Mas, era no rostinho dos pequenos que eles brilhavam ainda mais. Finalmente às 10h30 o toque de entrada é acionado e todos acomodaram-se em seus devidos lugares. Abaixaram-se as luzes e então começava a viagem pela magia do circo.

Um lindo espetáculo, com muita sonoridade e movimento seduziu a plateia e apresentou histórias de sonhos, conquistas e superação retratadas pelas linguagens circenses. As cenas pareciam sair de fotografias e os atores brilharam fazendo malabares, contorcionismo e acrobacias.

Surpresas com a magia do espetáculo, as crianças viajavam pelo universo infantil de imaginação e brincadeiras e pela mensagem do espetáculo que dizia: "Cultive o coração com sonhos e alegria".

Família unida pelo teatro

Ir ao teatro já faz parte da programação de domingo da família de Viviane Sales. A contadora, o marido e as duas filhas vão sempre juntos aos espetáculos do “Domingo tem Teatro” e a diversão é garantida para toda a família.

Para Viviane, cada peça traz um aprendizado diferente e aborda assuntos importantes de forma lúdica para as crianças. Ela avalia que o incentivo a cultura desde cedo contribui inclusive para o desenvolvimento das filhas.

“Pelo menos uma vez no mês a gente vem ao teatro. É uma programação muito boa e as meninas adoram. A mais velha, quando vê a propaganda sempre cobra para vir e é uma diversão em todos os sentidos. Além da apresentação tem as brincadeiras, é um ponto de encontro entre as coleguinhas e a oportunidade de conhecimento e agregar novos valores através de cada apresentação”, disse.

O Projeto "Domingo tem Teatro"

A iniciativa do projeto Domingo tem teatro existe há 12 anos em Feira de Santana. Tem o objetivo de popularizar o teatro na cidade voltado para o público infanto-juvenil e trazer diferentes espetáculos e apresentações. De acordo com Camila Dias, uma das integrantes da equipe, o “Domingo tem Teatro” vai além das apresentações teatrais e busca criar um ambiente agradável de integração e participação das famílias durante os domingos. Ela ressalta que os espetáculos são escolhidos com muito critério, procurando sempre dialogar com a criticidade do público.

“O espaço é muito mais do que somente a e apresentação. Há a manhã inteira de lazer. Tem área de alimentação, brinquedos e é uma diversão entre toda família. Temos sempre o cuidado de buscar espetáculos que comunguem com a linguagem infantil, que já tem um reconhecimento. Porque o nosso público já tem a criticidade, espera algo novo e que encante”, pontuou.

Casa Cheia

Com capacidade para 200 pessoas, o teatro do Cuca está sempre lotado durante o “Domingo tem Teatro”. É uma prova que mostra que Feira de Santana tem teatro, cultura e arte de qualidade e que também tem público interessado neste segmento. Segundo a atriz e uma das produtoras da iniciativa, Carol Acos, manter o teatro lotado é sempre um desafio e também uma alegria.

Ele observa que é um trabalho de esforço, dedicação e pesquisa de todos os envolvidos e ver na plateia o reconhecimento através do sorriso e da interação das crianças é o que motiva a seguir na caminhada.

Sobre o espetáculo “Aprendizes de Picadeiro”, Carol relata que ele abriu alternativas para a arte circense na cidade e é um momento onde alunos da Companhia Cuca de Teatro, que começaram através de um projeto cultural, se apresentam como atores e atrizes.

“Nosso maior objetivo é fomentar a cultura e criar a plateia. Porque em Feira de Santana as pessoas não tem o costume de ir ao teatro e esse é um dos maiores desafios para a gente. Hoje temos a casa cheia e é uma alegria muito grande. Mas, nem sempre foi assim. É um desafio que envolve divulgação, esforço e muita dedicação. Quando vemos o retorno do público é uma realização, uma alegria. Desperta a sensação de que o nosso esforço valeu a pena e de dever cumprido”, finalizou.

Além da do espetáculo “Aprendizes de Picadeiro”, o “Domingo tem Teatro” apresenta semanalmente uma diversa programação de apresentações voltadas para o publico infanto-juvenil. Os personagens Ricão e Zeti animam a criançada e a alegria e o imaginário lúdico e infantil do espaço contagiam a todos que participam. Para saber mais sobre as programação acesse: http://www.ciacucadeteatro.com.br/

Fonte: Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade