Feira de Santana

Pesquisador desenvolve ações de combate a praga cítrica através de dados climáticos

Os benefícios da nova Estação Meteorológica serão colhidos tanto pela comunidade acadêmica, quanto pela externa. Os dados coletados pelo aparelho são disponibilizados em tempo real na internet.

14/05/2016 às 09h08, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Já está em funcionamento na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), uma nova Estação Meteorológica, habilitada para aferir temperatura, umidade, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica e quantidade de chuva. O equipamento de pesquisa foi instalado nas dependências do Laboratório de Física (Labofis), no módulo 4 do campus universitário.

A implantação deste aparelho é parte da execução de um projeto, que prevê ações para combater uma praga conhecida como “Huanglongbing”, que afeta plantações de frutas cítricas em todo mundo, e se comporta de maneiras diferentes a depender das condições climáticas. O projeto é financiado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

“Sentimos a necessidade de implantar essa estação para nos auxiliar no desenvolvimento da pesquisa acerca deste inseto. Não é suficiente saber se as armadilhas de captura para a praga funcionam ou não, já que a reprodução desses insetos tem ligação direta com a temperatura e a incidência de chuvas. Por isso, precisamos ter acesso a estas informações”, explicou o professor doutor Mirco Ragni, coordenador da pesquisa e membro do Departamento de Física (Dfis).

Os benefícios da nova Estação Meteorológica serão colhidos tanto pela comunidade acadêmica, quanto pela externa. Os dados coletados pelo aparelho são disponibilizados em tempo real na internet, através do link.

Com a ferramenta também é possível obter previsões do tempo para Feira de Santana e região. Acesse aqui

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade