Cultura

Festival em Araci movimentou Centro Cultural com shows, teatro, literatura e fotografia

A diversidade esteve presente também nas 32 fotos reunidas em exposição com fotógrafos da cidade, lançada no domingo, com imagens de texturas, personagens, cenários e flagrantes, principalmente do município, localizado na região sisaleira da Bahia.

11/05/2016 às 16h13, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Franklin Carvalho

Uma apresentação do espetáculo “Rebentos”, do Bando de Teatro Sem Nome, de Salvador, encerrou em grande estilo a segunda edição do Festival O Sertão vai virar Arte, que reuniu diversas atrações no Centro Cultural de Araci (CCA) no último fim de semana. Cerca de 200 pessoas se concentraram na parte externa do Centro para ver a peça que trata de comportamento e liberdade, tendo o corpo como canal de expressão.

Mas, o festival movimentou o público, desde o sábado, em torno de shows de samba com Juliana Ribeiro, a banda Sertanília e o rock do araciense Sergio Magno, oficinas e outras expressões artísticas, como a intervenção de arte urbana com o grafite de Julio Firmo, feito durante as apresentações na fachada principal do prédio do Centro Cultural.

A diversidade esteve presente também nas 32 fotos reunidas em exposição com fotógrafos da cidade, lançada no domingo, com imagens de texturas, personagens, cenários e flagrantes, principalmente do município, localizado na região sisaleira da Bahia. A poeta Clarissa Macedo, ganhadora do prêmio Nacional de Poesia da Academia de Letras da Bahia em 2013, lançou no evento o seu livro “Na pata do cavalo há sete abismos”, com 50 poemas que falam de força, doçura e sensualidade, como o próprio animal simboliza.

Clarissa aproveitou a passagem no festival para ministrar uma oficina sobre escrita criativa para jovens e adultos. “A principal dificuldade deles é o pouco nível de leitura, e isso foi incentivado nas aulas. Nós fizemos um trabalho de produção coletiva, com os participantes colaborando entre eles, vendo e escrevendo poemas, contos e minicontos”, detalhou.

Outros moradores da cidade e visitantes participaram da oficina de turbantes com Adão Santos, e de Teatro, com a atriz araciense Josy Miranda, integrante do Bando de Teatro Sem Nome. Adão deu aula para cerca de quinze garotas adolescentes. Ele contou que aprendeu sozinho a fazer esse tipo de trabalho, e que já o ensinou em outras cidades da Bahia, sempre baseado no resgate da estética africana.

“Ter turma com moças e rapazes é melhor para desmistificar a ideia de turbante como coisa de mulher, mas toda experiência é sempre interessante, para reforçar a atitude que essa estética representa”, acrescentou. O festival contou ainda com a apresentação do violonista araciense Emerson Moura e sua banda formada por sua irmã Raquel Moura e seu pai Everaldo Araújo.

 Antes de sua apresentação, a sambista Juliana Ribeiro elogiou a mobilização na cidade, considerando como símbolo de empoderamento da juventude a realização das oficinas. “Meu show tem a proposta de discutir questões de identidade e de gênero, de uma maneira leve e com ironia, mas de forma contundente, e eu trouxe músicas que tratam especialmente destes temas, e vejo que o interior está ligado com esse debate. O sertão está antenado com o restante do mundo, na velocidade da informação”, declarou.

A primeira edição do projeto O Sertão Vai Virar Arte ocorreu no começo de abril e contou com apresentações da banda Scambo, da Orquestra Santo Antônio, Val Macambira, banda Monocromático e da Cia de Teatro Noite de Reis, da cidade de Monte Santo, entre outras atrações.

O evento tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia e Fundo de Cultura, através do Edital Agitação Cultural e conta ainda com parceria da Secretaria de Cultura, juventude e Turismo de Araci e do Centro Cultural. A terceira e última fase acontecerá nos dias 4 e 5 de junho e a programação já está sendo fechada, no mesmo formato de shows, teatro, oficinas e lançamento de livro, com a novidade da exibição de filme. A banda de pífanos que se apresentaria na 2ª edição, e por um contra tempo não conseguiu chegar ao local do evento, se apresentará na próxima edição, no dia 04.

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade