Feira de Santana

Evento orienta microempreendedores individuais em Feira de Santana

Palestra sobre obrigações e benefícios previdenciários faz parte da Semana do MEI; programação segue até o dia 7 de maio em toda Bahia.

05/05/2016 às 15h04, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O microempreendedor individual Antonio Balbino foi à sede do Sebrae em Feira de Santana assim que soube da realização da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que acontece até o dia 7 de maio em todo estado. Dono de um salão de beleza, localizado no distrito da Matinha, aproveitou a oportunidade para fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-MEI). Assim como ele, diversos microempreendedores individuais procuraram a instituição nesta quarta-feira, 4, em busca de orientações.

Na ocasião, também assistiram à palestra do técnico do seguro social do INSS, Lúcio Santana, a respeito de direitos e deveres da categoria. “A intenção foi esclarecer os microempreendedores individuais sobre a importância da previdência, os benefícios, as regras aplicadas ao MEI e o resultado das contribuições que ele faz”, disse.

Já Jocélia Santos, proprietária de uma loja e estúdio fotográfico, buscou o atendimento para imprimir boletos do Documento de Arrecadação Simplificada (DAS) e regularizar a situação do seu negócio.

De acordo com a técnica do Sebrae, Simone Patrícia Bonavides, a oportunidade de focar em questões voltadas para esta categoria foi proveitosa. “Nós damos algumas orientações sobre o INSS, mas nem todas as dúvidas podemos responder. Por isso trouxemos o INSS aqui. Foi importantíssimo para quem está se aposentando, para quem quer se aposentar, para quem vai começar a contribuir, enfim, neste momento surgem muitas dúvidas, então, quanto mais informações tiverem sobre essas contribuições, melhor”, avaliou.

Daniele Aparecida trabalha como manicure e cabeleireira em domicílio há cerca de três anos, mas só se formalizou no último mês. No entanto, fez questão de acompanhar a programação. “Estou aqui para ficar mais informada sobre a minha situação. É a primeira palestra que participo no Sebrae e foi esclarecedor. Peguei o panfleto com as próximas e pretendo vir para outras”, contou.

Programação na região

O Sebrae Feira de Santana oferece programação para a Semana do MEI nas cidades de Teodoro Sampaio, Irará, Conceição do Jacuípe, Santanópolis, Amélia Rodrigues, Ribeira do Pombal, Jeremoabo, Euclides da Cunha, Cícero Dantas, Santa Brígida, Nova Soure, Tucano, Iaçu, Itaberaba, Ruy Barbosa, Ipirá, Boa Vista do Tupim e Itatim.

Ao todo, serão realizados na região mais de 30 eventos voltados para quem busca novos conhecimentos e também para potenciais empreendedores. Eles terão acesso a capacitações gratuitas, como palestras, oficinas SEI, workshops, entre outros. Para obter mais informações os interessados podem se dirigir aos pontos de atendimento do Sebrae em cada cidade.

Capacitações e atendimentos acontecem até sábado (7)

A Semana do MEI acontece até este sábado, dia 7, com mais de 14 mil vagas gratuitas de capacitação em todo o estado, sendo mais de 4,5 mil apenas em Salvador, e oferta de diversos serviços para os empresários deixarem a empresa em dia. Somando capital e interior, a Semana realiza 274 capacitações diferentes. O evento, na capital, acontece dentro do Shopping da Bahia, das 9h às 22h, com tenda no estacionamento e megapalestras nas salas do UCI Orient. As inscrições podem ser feitas no local do evento, pela Central de Relacionamento do Sebrae, no 0800 570 0800, ou pelo site www.ba.sebrae.com.br.

Além do Shopping da Bahia e do UCI Orient, o evento tem como parceiros a Previdência Social; a Receita Federal; a Caixa Crescer; a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM); a Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia/Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Fapesb/Secti), e a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental/Secretaria de Saúde (DIVISA/Sesab).
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade