Saúde

Hipertensão atinge 60 mil pessoas em Feira de Santana

Debate abordou o atendimento qualificado de enfermagem nas unidades de saúde de todo o município e promoveu a troca de experiências entre os profissionais.

29/04/2016 às 16h44, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Enfermeiros e profissionais de saúde da atenção básica de Feira de Santana participaram na última quarta-feira (26), de um debate para discutir as suas experiências no atendimento as pessoas hipertensas. Estima-se que o município tenha cerca de 60.000 pessoas com hipertensão.

 A enfermeira do Núcleo de Referência de Hipertensão, Diabetes e Cuidado ao Idoso da Secretaria Municipal de Saúde, Isabela Machado Soares disse que o debate abordou sobre o atendimento qualificado de enfermagem nas unidades de saúde de todo o município e promoveu a troca de experiências entre os profissionais. De acordo com ela, foi mais uma oportunidade para a qualificação dos profissionais e a exposição do trabalho que é feito junto aos hipertensos do município.

“Estamos qualificando os profissionais como também e apresentando o trabalho que eles têm feito com os hipertensos em Feira de Santana. A atenção básica é a porta de entrada de todo paciente no sistema de saúde. A gente tem que estar preparado, capacitado para oferecer ao esse paciente uma atenção básica de qualidade e fortalecida”, disse.

Isabela informou que o maior índice de internamento das policlínicas é de pacientes com complicações de hipertensão. O objetivo é diminuir esta estatística para que estes pacientes possam ter uma melhor qualidade de vida.

“Temos um quantitativo muito grande pelo Ministério da Saúde. Hoje o município de Feira de Santana já tem mais de 13% da população hipertensa e isso condiz que aproximadamente quase 60.000 pessoas na cidade podem ter hipertensão arterial hoje. O nosso trabalho aqui o foco maior é diminuir esta estatística para que estes pacientes hipertensos venham a ter menos complicações. Que eles saibam controlar a sua hipertensão e possam ter qualidade de vida sendo hipertenso”, finalizou.

Com fotos e informações repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade