Concursos

Em meio à crise econômica, brasileiros veem concursos públicos como alternativa

No entanto, a contenção de despesas da União tem feito com que as pessoas fiquem em uma lista de espera, sem a garantia de que terão em breve uma nova função.

29/04/2016 às 12h04, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Raphael Granucci

Entre as escolhas que aparecem no momento de crescer e assumir uma postura mais madura, muitas vezes está a decisão por uma carreira mais estável, que permita a manutenção de um determinado estilo de vida.

Em um cenário de crise como é vivenciado atualmente no Brasil, cada vez mais pessoas estão à procurando de uma estabilidade que os permita sonhar e correr atrás de seus objetivos com mais segurança. Quando se fala em estabilidade, a carreira de funcionário público é a mais lembrada.

No entanto, a contenção de despesas da União tem feito com que as pessoas fiquem em uma lista de espera, sem a garantia de que terão em breve uma nova função. Isto acontece em todas as áreas, da educação à saúde, passando pelo INSS e outros. Porém, para quem realmente deseja alcançar uma vaga no setor público, é necessário saber aproveitar o momento e começar a investir nos estudos.

A esperança de quem ainda está na lista de espera é a retomada da economia no Brasil. Enquanto isso, candidatos se preparam de todas as formas possíveis – afinal, agora acredita-se que a concorrência deve crescer ainda mais. Por isso, é melhor estar bem preparado.

Motivos para fazer o concurso público

Entre os grandes benefícios de se fazer um concurso público está a ausência de um processo subjetivo. Após ser aprovado no exame, você não será discriminado por idade, sexo, classe social ou outras crenças e características de cunho pessoal ou religioso. Você apenas deve se preparar, fazer a prova e alcançar seu melhor desempenho.

Esta também é uma excelente oportunidade para os jovens que desejam entrar no mercado de trabalho, mesmo que não tenham planos de seguir uma carreira no funcionalismo público.

O mesmo para as pessoas que já estão com uma idade avançada e não conseguem encontrar mais tantas boas oportunidades no mercado de trabalho, podendo achar na carreira pública uma chance de seguir trabalhando e conseguir até mesmo uma boa aposentadoria.

Como se preparar

O preparo deve ser feito muito antes do exame, antes mesmo de sair um edital. Ao menos é isso que muitos candidatos fazem, começando a se preparar antes mesmo de ter uma confirmação de que uma nova chamada será feita.

Diversas escolas já oferecem cursos online para vagas no INSS, em tribunais, institutos e outros órgãos públicos. Cada um costuma ser baseado nos editais anteriores, permitindo que os alunos se preparam para um modelo específico de prova e assim tenham mais chances de passar.

Os estudos, assim como em outros processos seletivos, como o vestibular das grandes universidades públicas, devem ser iniciados o mais rápido possível para que o candidato tenha tempo de assimilar todo o conteúdo e esteja mais preparado para o dia do exame.

Esperança para o futuro

Se a crise afeta hoje milhões de brasileiros, seja com o aumento de preços ou pela falta de oportunidades, infelizmente a expectativa é que o cenário econômico ainda apresente características deste período nos próximos anos, mesmo com a estabilidade econômica esperada. Sendo assim, é muito importante criar planos a médio e longo prazo também, permitindo que você tenha segurança e estabilidade por mais tempo.

O ser humano deve se manter em movimento, buscando aprender e adquirir novas experiências com cursos, estudos, viagens e outras atividades enriquecedoras no quesito conhecimento, principalmente quando os tempos são mais difíceis, buscando ser e ter o diferencial para lidar com as situações mais complexas do mercado e da vida.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade