Educação

Estudantes da Educação Profissional desenvolvem repelente natural contra o Aedes aegypti

Depois de muitas pesquisas na internet e discussões em sala de aula, eles desenvolveram um repelente natural à base da árvore Nim.

29/04/2016 às 11h03, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A epidemia do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya, no município de Feira de Santana, despertou os estudantes do curso de Agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Portal do Sertão. Depois de muitas pesquisas na internet e discussões em sala de aula, eles desenvolveram um repelente natural à base da árvore Nim.

“Já tínhamos ouvido na televisão os poderes inseticida e medicinal da planta. Daí que descobrimos que no próprio Cetep temos muita dessa espécie. Como estamos vivendo muitos casos de dengue, zika e chikungunya na cidade,resolvemos fazer o experimento, que resultou no repelente natural”, relata a estudante do curso técnico de Enfermagem, Eliene Pereira, 33 anos, ressaltando que “depois de testarmos o produto em nós mesmo, constatamos que ele é mesmo eficiente”.

A estudante conta que ao pesquisar, constatou que as substâncias encontradas nessa planta – a principal é a azadirachtina, além de triterpenoides, geduninas, nimbin e liminoides – funcionam como repelentes. Com esta informação, ela e os colegas, sob a orientação de seus professores, começaram a testar outros ingredientes para fazer uma mistura que resultasse em um produto para ser usado como repelente natural.

Como fazer – A composição do repelente natural, explica a estudante, é simples: 500 ml de álcool, 200g de cravo, 1 colher de sopa de qualquer óleo corporal (amêndoa, por exemplo) e 100g da folha de Nim. “Deixa toda a planta em infusão na mistura dos outros ingredientes de oito a dez dias. Depois, coa, distribui o líquido em pequenos vasilhames e está pronto o produto para uso frequente”, detalha Eliene Pereira, que diz se sentir “realizada” por estar contribuindo para conscientizar e ajudar as pessoas no combate ao mosquito, “mostrando-lhes que o primeiro passo é a prevenção”.

A vice-diretora pedagógica do Cetep do Portal do Sertão, Luciana Macario, ressalta que a atividade possibilita que os estudantes aliem teoria e prática e aprendam o valor social da futura profissão. Destaca ainda que a experiência tem garantido uma mobilização da comunidade escolar e da população em geral na prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito. “Os alunos têm ensinado a população a fazer o repelente natural para evitar a picada do mosquito Aedes aegypti e contribuído para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em seu entorno através de um produto que é feito com uma planta de fácil cultivo e, além disso, os demais ingredientes utilizados são baratos”, afirma, ressaltando a participação dos estudantes no Dia D contra o Aedes, promovido pelo Núcleo Regional de Educação (NRE-19), em Feira de Santana.

Sobre o Nim – Conhecida na Índia há mais de dois mil anos, a Nim (Azadirachta indica A Juss) foi trazida para o Brasil em 1992, pelas mãos de pesquisadores brasileiros, que passaram a testá-las como inseticida pelas suas características medicinais no tratamento de uma infinidade de doenças. Mais recentemente, ficou constatado que produtos à base da espécie têm se mostrado uma alternativa de baixo custo, o que tem despertado grande interesse da classe científica, inclusive na produção de mudas. Bastante resistente à seca, a planta pode se desenvolver em qualquer solo, tendo preferência pelos arenosos profundos. Sua propagação pode ser feita por sementes ou estacas provenientes das raízes.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade