Brasil

Pesquisa revela nomes mais escolhidos para os filhos no Brasil

Maria é disparado o nome preferido para mulheres. São mais de 11 milhões no país. Entre os homens, José é o campeão, com 7,5 milhões.

28/04/2016 às 10h00, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Um levantamento do IBGE calculou quais são os nomes preferidos dos pais brasileiros. Maria e José são imbatíveis. Mas nomes de gente famosa estão cada vez mais populares.

Tomar decisões é sempre difícil, mas esta é uma escolha para o resto da vida. Que o diga o Uerbeth, escrito com “u” e “th” no final.

“Uma complicação às vezes, porque às vezes tem que mandar e-mail, fazer um contato telefônico com um cliente e tem que soletrar certinho”, diz Uerbeth Souza da Silva, que é técnico em segurança do trabalho.

Um levantamento inédito do IBGE mostra como os brasileiros estão sendo chamados. E muita gente gosta de tradição. Maria é disparado o nome preferido desde a década de 30, no século passado. De acordo com o IBGE, são mais de 11 milhões de Marias espalhadas pelo país. 

Entre os homens, José é o mais comum. Em seguida, na lista, vêm João e Ana. Ana Clara acabou de nascer.
“Achei o nome bonito e acabei escolhendo”, diz a mãe.

O levantamento do IBGE encontrou mais 130 mil nomes diferentes. Álvaro Silveira trabalha com registros há mais de 50 anos. Diz que os nomes bíblicos sempre agradaram. Só que as novelas, os cantores e jogadores de futebol da moda provocam mudanças ao longo do tempo.

“Ronaldo e Romário já tiveram em alta, hoje não estão muito mais, ontem, por exemplo, foi registrado um Riquelme”, diz oficial de registro civil. O nome do jogador argentino, aliás, é o que mais cresceu entre os brasileiros na década passada.

Entre os nomes mais recentes, Rian, Kailane e Enzo também cresceram bastante. Mas muitos nomes que ficaram mais comuns são os de celebridades, e aí, o campeão das mamães é o Cauã. A partir dos anos 2000 já foram quase 150 mil registros.

Clique aqui e veja a frequência dos nomes por região, e aqui para ver a lista completa.

A auxiliar de contabilidade Carol Corazzari diz que escolheu Cauã porque queria um nome que começasse com “C”, mas reconhece que o galã das novelas também influenciou.

“Com certeza, ele influenciou na divulgação do nome Cauã, e isso acaba ajudando também, diz Carol.
E o que será que o ator acha disso?

“Fiquei impressionado, é estranho falar isso, parece que você fica se autoelogiando, mas a gente fica surpreso. Mas eu falei com a minha mãe por telefone e ela estava super feliz, ela foi a primeira a me mandar a notícia, diz Cauã Reymond.

O pai da Ana ainda preferiu um nome mais tradicional. Mas reconhece, a tarefa não é fácil.

“Dá mais trabalho escolher o nome do que fazer”, brinca.

Fonte: Bom Dia Brasil
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade