Educação

Encontro reúne representantes de municípios do Portal do Sertão para discutir plano de carreira

O professor avaliou que o encontro em Feira de Santana foi bastante produtivo e serão realizadas outras duas formações relacionadas ao tema.

27/04/2016 às 16h38, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Foi realizado nos dias 25 e 26 de abril, na Secretaria de Educação de Feira de Santana, o encontro formativo que discutiu os planos de carreiras dos municípios do Território do Portal do Sertão. Segundo a secretária de educação Jayana Ribeiro, o encontro é importante para de Feira de Santana e outros municípios da região porque favorece o debate que já vinha sendo feito antecipadamente, apresentando novos elementos em relação aos planos de carreira e cargos e funções a serem incluídos no sistema de educação municipal.

“Nós estamos sediando um encontro importante não só para Feira de Santana como para municípios circunvizinhos sobre a formação dos municípios em relação aos seus planos de carreira. Feira de Santana já estava desenvolvendo esse trabalho anteriormente. Já tivemos cinco encontros e nós estamos debatendo o nosso plano de carreira, os nossos cargos e funções a serem incluídos dentro do sistema de educação municipal e essa formação ela vem agregar um valor significativo ao nosso trabalho porque como nós estávamos de forma antecipada já discutindo o nosso plano de carreira ele vem com alguns elementos que vão favorecer a elaboração e reelaboração desse novo plano”, explicou.

O professor Antônio Claudenir Carneiro avaliador do Ministério da Educação disse que encontros como estes estão acontecendo em demais cidades do Brasil e as discussões tem grande importância principalmente porque estão acontecendo no final das gestões municipais. Elas possibilitam instrumentos que vão possibilitar uma melhor distribuição e eficiência dos recursos destinados a educação.

“Os planos de carreira serão revisados até o dia 25 de junho para atender a meta da Lei 13.005 do Plano Nacional de Educação , onde todos nos municípios do Brasil precisam revisar, fazer ou reelaborar os seus planos da carreiras. As discussões são em relação ao próprio piso nacional, a reserva técnica da carga horária, avaliação de desempenho do professor, que são temas e devem ser inseridos nesses novos planos de carreira que os municípios vão revisar a partir desse momento", afirmou.

Segundo o professor, os planos dão um melhor preparo para os dirigentes municipais que podem fazer um planejamento das suas folhas de pagamento e o planejamento de todas as suas ações administrativas do município. Além disso, dar destaque para os sindicatos que poderão participar dos dados com melhor esclarecimento.

Ele avaliou que o encontro em Feira de Santana foi bastante produtivo e serão realizadas outras duas formações relacionadas ao tema.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade