Cultura

Divulgada a lista geral de selecionados do Mapa da Palavra.BA

Inscritos podem conferir no DOE e no site da FUNCEB o resultado da seleção para as publicações e para o site do projeto

11/04/2016 às 16h26, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Foi divulgada a lista geral da seleção do Mapa da Palavra.BA, no Diário Oficial do Estado, edição de sábado, dia 09.04, e no site da Funceb. O projeto é desenvolvido pela Coordenação de Literatura/Dirart da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA). O Mapa da Palavra.BA iniciou no dia 16 de outubro de 2015 a etapa de cadastramento, que seguiu até 14 de março de 2016 e foi prorrogada até 18 de março de 2016. Artistas da palavra que atuam nos 27 territórios de identidade do estado ou baianos que residem fora, puderam se inscrever. A lista completa pode ser conferida no link: http://goo.gl/qaJ5nO.

Os objetivos deste projeto são mapear e diagnosticar a produção literária do Estado da Bahia, a partir dos 27 territórios de identidade, e estimular a produção e difusão da literatura baiana. O processo de seleção de produções literárias serve ao propósito de compor o portal virtual e quatro publicações digitais e/ou impressas do projeto.

Foram 275 inscritos dos municípios de Alagoinhas, Amargosa, Andaraí, Barra, Brumado, Buerarema, Cachoeira, Caldeirão Grande, Canarana, Caraíbas, Caoraci, Condeúba, Cruz das Almas, Fátima, Feira de Santana, Gentio do Ouro, Guanambi, Ibotirama, Ilhéus, Iramaia, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itapetinga, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luis Eduardo Magalhães, Macarani, Macaúbas, Madre de Deus, Monte Santo, Mundo Novo, Muritiba, Mutuípe, Nova Canaã, Olindina, Pé de Serra, Planaltino, Porto Seguro, Presidente Tancredo Neves, Ribeira do Pombal, Rio Real, Salvador, Santa Maria da Vitória, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São José do Jacuípe, Sapeaçu, Sátiro Dias, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Urandi, Utinga, Valença, Varzedo e Vitória da Conquista.

A comissão de seleção foi composta por quatro membros da sociedade civil, Ana Lucia Silva Souza, Antonio Carlos de Oliveira Barreto, Cide Piquet Barreira Junior e Ivana Teixeira Figueiredo Gund, e por um membro do poder público, Karina Rabinovitz, Coordenadora de Literatura da Funceb. Ana Lucia Souza Silva é professora da Universidade Federal da Bahia. Tem estudos e projetos na área de Lingüística, com ênfase em letramento e relações raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: hip hop, identidade, juventude negra, educação.

Antonio Barreto é professor, poeta e cordelista com vários trabalhos publicados em jornais, revistas e antologias. Fez a adaptação do conto de Machado de Assis A Cartomante para o cordel, pela editora Nova Alexandria, além da publicação de quatro cordéis ilustrados: O cravo brigou com a Rosa, Atirei o pau no gato, Pai Francisco entrou na roda e Se essa rua fosse minha. Cide Piquet estudou Letras na USP e desde 1999 trabalha na Editora 34, onde ocupa o cargo de editor, cuidando especialmente das coleções de literatura russa, alemã, clássicos, ensaio nacional e poesia contemporânea. Tem ministrado cursos e palestras sobre poesia, tradução e edição.

Ivana Teixeira Figueiredo Gund é professora na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus X, de Teixeira de Freitas. Professora vinculada ao Grupo de Pesquisa: Literatura e Representações Urbanas e vinculada ao Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Linguagens. É doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Karina Rabinovitz é Coordenadora de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia e poeta, tem 5 livros de poemas publicados e 1 infantil, experimenta e realiza interações entre poesia e outras linguagens artísticas, criando livros-objetos, exposições de arte, intervenções urbanas e instalações poéticas.

A próxima etapa do projeto será realizar o diagnóstico do setor literário, a partir das 275 inscrições. A Coordenação de Literatura/Dirat realizará um diagnóstico preliminar da literatura no estado da Bahia, identificando agentes, tipos de produção, categorias, espaços de atuação, participação em grupos e/ou coletivos, entre outros. Os resultados deste diagnóstico serão divulgados no portal virtual do projeto, que será lançado, junto com a primeira publicação digital e/ou impressa, até Outubro/2016. As produções literárias selecionadas na primeira etapa serão difundidas através deste portal virtual do projeto e as produções literárias selecionadas na segunda etapa, farão parte das publicações digitais e/ou impressas, que serão distribuídas a partir da primavera de 2016 até o inverno de 2017. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade