Micareta

Reunião discute organização geral da Micareta de Feira

Este ano a fiscalização no circuito da festa será intensificada para combater a instalação de barracas clandestinas e de ambulantes.

08/04/2016 às 17h12, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Rachel Pinto

Uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (8), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde foram discutidas as ações de órgãos públicos e entidades responsáveis pela estrutura da Micareta. Estiveram presentes os secretários Ícaro Yvinn de Serviços Públicos; Pedro Boaventura de Transportes e Trânsito e Rafael Cordeiro de Cultura, Esporte e Lazer. Além de representantes da Coelba, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Corpo de Bombeiros, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública.

Uma das definições na reunião foi anunciada pelo secretário Rafael Cordeiro, e refere-se a instalação elétrica nas 350 barracas que vão funcionar no circuito da Micareta. “Os comerciantes vão primeiro passar por um procedimento seletivo que chama-se licitação e após isso, aqueles que vencerem essa licitação vão pagar taxa e depois receberão autorização da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, para que haja a ligação de energia na barraca”, explicou.

Na reunião, segundo o secretário ocorreram algumas dúvidas comuns. Mas, que de modo geral, todos os envolvidos na organização da festa já conhecem os procedimentos a serem aplicados. “Tratou-se de uma reunião informal, onde estamos executando aquilo que foi planejado o ano todo”, salientou.

Rafael informou ainda que até o dia 28, quando se inicia a Micareta vão ocorrer outras reuniões para tirar dúvidas que estejam pendentes. O secretário destacou também que o comerciante irregular acaba atrapalhando a segurança da festa, devido a instalação de “gatos”, (ligações clandestinas de energia) que geram risco de morte para as pessoas.

Ele complementou que este ano a fiscalização no circuito da festa será intensificada para combater a instalação de barracas clandestinas e de ambulantes, evitando que os comerciantes que não estejam cadastrados permaneçam na Avenida Presidente Dutra.

Atrações locais vão passar por pré-seleção

Também durante a reunião, o diretor de eventos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Naron Vasconcelos informou que existem cerca de 70 artistas e bandas que pleiteiam se apresentar na Micareta e que desse total, cerca de 30 atrações serão efetivamente contratadas. Segundo Naron, devido a crise haverá redução de cachê, cujos valores vão variar de R$ 5.000 a R$ 20.000 reais e também o número de trios elétricos que serão reduzidos de 21 para 17.

Foto: Danillo Freitas/ Acorda Cidade

“Nós estamos em crise e tivemos que fazer uma redução nos custos da Micareta em 30%. No momento que eu tenho menos trios elétricos eu tenho também que diminuir a oferta de grade e a oferta de horário”, disse Naron.

Ele reconhece que às vezes é possível cometer injustiças devido a esse processo e a situação de governo. Mas, que na medida do possível se faz tudo para agradar a todos, o que, no entanto, é tarefa muito difícil.

Com informações e fotos do repórter Ney Silva do Acorda Cidade


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade