Feira de Santana

Polícia prende envolvidos em organizações criminosas e identifica autoria de 12 homicídios

Um menor de 17 anos foi apreendido, além de armas, drogas, dinheiro e munição.

31/03/2016 às 10h35, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Uma operação da Polícia Civil, que envolveu 138 policiais, 23 viaturas e 25 delegados, cumpriu 21 mandados de prisão em Feira de Santana, que resultou na prisão de 15 pessoas e apreensão de um adolescente. De acordo com a polícia, todas as prisões foram motivadas por envolvimento em homicídios e tráfico de entorpecentes. Com as prisões, 12 homicídios foram elucidados.

Foram presos: Rafael Bispo de Oliveira (Rafa do Mel), 19 anos; Lucas dos Santos Silva, 19; Mauricio de Jesus Bispo, 19; Luan dos Santos Silva, Lucivaldo Freitas Bispo, Lucivaldo Freitas de Almeida Junior (Binho Mangangá) 19; Maicon Reis Cardoso (Maik) 19; Marcos Vinicius da Conceição Mota, Gearlisson Lima Jesus (Geali) 20; Marcos Pedro Nascimento da Silva (Pedrinho) 18; Marcelo Santos de Jesus (Simão) 29; Wilson Santos Moraes (Gui) 23; Emerson da Silva Lima (Bida), Gutemberg Santos Costa e Nelson dos Santos.

Um adolescente foi apreendido e um dos suspeitos de fazer parte das organizações criminosas, Renisandro Nascimento de Jesus (Reni), 20 anos, está morto. Também foram apreendidos armas, drogas, dinheiro e munição.

De acordo com o delegado Jean Souza, os presos fazem parte de duas organizações criminosas, e cada uma é responsável por uma parte dos assassinatos elucidados, que foram praticados desde o ano de 2014. Segundo ele, o que motivou os crimes foi uma disputa por pontos de drogas nos bairros Santa Mônica II e Parque Lagoa do Subaé, onde a maioria dos presos reside.

“É uma investigação de 12 homicídios desde 2014 quando se começou essa disputa entre os dois grupos. Com as prisões conseguimos elucidar os homicídios e prender cerca de 90% dos criminosos envolvidos. Fizemos as investigações individuais desses homicídios e a partir daí reunimos informações para chegar até as organizações criminosas e chegar até os indivíduos presos. Eles estão sendo interrogados para que prestem as informações necessárias para a gente concluir os inquéritos”, afirmou.

O delegado Rusdenil Franco Lima, que é diretor adjunto do Depin, destacou que a motivação dessa operação, dentro do contexto do Pacto Pela Vida, é reduzir o índice de criminalidade dentro de Feira de Santana com reflexo na região, principalmente na redução dos crimes contra a vida, que são os homicídios. Além disso, ainda conforme ele, também tem por objetivo combater o tráfico de drogas.

“Essa foi uma ação conjunta com integração do Poder Judiciário e do Ministério Público (MP). Foi um resultado muito bom com a prisão dessas pessoas. Vão ser elucidados os homicídios praticados em Feira de Santana, para que a gente possa estabelecer o grau de vinculação dentre essas pessoas para ter um resultado maior dentro das investigações. A maior dificuldade em relação as prisões, é que são pessoas que participam de quadrilhas, que cometem homicídios dentro de um contexto social de que as pessoas não podem ser identificadas, com dificuldades de colher provas testemunhais, mas a polícia trabalha e consegue desbloquear essa dificuldade”, afirmou.

O diretor adjunto do Depin informou ainda que a polícia está investigando as pessoas presas para saber se elas têm envolvimento com facções intituladas, mas ele afirma que ainda não há nada materializado sobre a formação de facções.

De acordo com o coordenador regional de polícia, João Rodrigo Uzzum, essa é uma das respostas da Polícia Civil para diminuir a criminalidade em Feira de Santana. Segundo ele, vários departamentos da Polícia Civil estão integrados com o objetivo de elucidar delitos.

“Temos várias ações em curso de planejamento e o interesse demonstrado pelo secretário de segurança impulsiona para que as ações sejam desenvolvidas com maior celeridade. Sem a colaboração da justiça não há como a polícia fazer seu papel, então agradecemos ao MP e aos juízes envolvidos nessa operação”, afirmou.

Vítimas

A polícia também divulgou os nomes das vítimas de homicídios, que tiveram as autorias identificadas.
Erivaldo dos Santos Vieira (Vaquinha); Danilo Silva Avelino Machado (Coelho); Renata Nascimento de Jesus; Edsoney Ribeiro dos Santos (Binho); Arenilton da Silva; Jamerson Bispo Suzarte; Ricardo da Silva Nascimento; Francinaldo de Jesus Santos; Willian Fiuza dos Santos; Rafael Ribeiro da Silva; Ítalo Santos Oliveira e Rogério Oliveira de Jesus.

4 morrem em confronto com a polícia

Prosseguindo com a operação de combate a criminalidade em Feira de Santana, a Polícia Civil realizou diligências no bairro Aviário no final da manhã desta quinta-feira (31) com o objetivo de prender suspeitos de envolvimento em homicídios e tráfico de drogas.

Os policiais foram recebidos a tiros e iniciando um intenso confronto com a polícia, que resultou na morte de quatro suspeitos que morreram a caminho do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Os homens foram socorridos pelos policiais.

Até o momento foi identificado apenas Leandro Alves Figueiras, o “Léo Zarpinha”, 34 anos, que morava no bairro Aviário, e o suspeito de prenome Lucas.

As informações e fotos são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade