Feira de Santana

Aprovados em concurso fazem manifestação durante reunião para discutir segurança pública

O objetivo da manifestação, de acordo com Najaira Borges, é cobrar uma palavra do governador Rui Costa sobre a nomeação e posse dos aprovados.

23/03/2016 às 10h31, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Formandos do curso da Polícia Civil, aprovados no concurso do ano de 2013, realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (23) em frente ao Sest Senat, onde está acontecendo uma reunião com a cúpula da Secretaria de Segurança Pública (SPP), sob a coordenação do secretário Maurício Barbosa, com representantes das unidades policiais da Região Integrada da Segurança Pública Leste.

O objetivo da manifestação, de acordo com Najaira Borges, é cobrar uma palavra do governador Rui Costa sobre a nomeação e posse dos aprovados. Segundo ela, aproximadamente 860 pessoas passaram em todas as etapas e estão aguardando uma resposta do governador.

“Concluímos todas as etapas previstas no edital, inclusive fomos convocados para a etapa de formação que aconteceu no mês de agosto de 2015. A previsão era que a nomeação saísse em dezembro do mesmo ano, no entanto não aconteceu e desde então estamos buscando a efetivação dessa nomeação”, afirmou.

Segundo Najaira Borges, muitas famílias estão passando por dificuldades, pois os aprovados tiveram que pedir demissão dos empregos para poder participar do curso de formação. Ela afirmou que nessa reunião emergencial feita pela cúpula da secretaria, os concursados entenderam que é mais uma oportunidade de serem ouvidos para que seja cumprida a palavra do governador.

“O governador este ano já está conduzindo de outra forma a questão da nomeação, dizendo que com a crise econômica que vem acontecendo no Brasil, a folha de pagamento do estado não estaria apta a receber certa quantidade de profissionais. Mas como essa previsão orçamentária foi feita no ano de 2015, estamos cientes de que estamos previstos para sermos nomeados. Não é uma surpresa para o estado, pois já estava encaixado no orçamento”, pontuou.

Em Salvador, também está ocorrendo uma manifestação dos formandos do curso da Polícia Civil em frente a governadoria.

Reunião

O secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, ainda não se pronunciou sobre a manifestação. Ao chegar para participar da reunião, que ainda está acontecendo e é fechada para a imprensa, ele explicou que essa é mais uma reunião regional para discutir os avanços na segurança e a necessidade de reforço em toda região.

“Já fizemos reuniões aqui em Feira de Santana. Quem tem que mostrar um plano de segurança são as polícias militar e civil. A gente está aqui para ouvi-los. Vamos estabelecer um diagnóstico, saber o que está acontecendo para que a gente possa fazer os reforços e anunciar as operações necessárias”, disse.

Segundo Maurício Barbosa, já existe a intensificação da atividade de inteligência e a polícia já tem a identificação dos principais suspeitos de praticarem homicídios, sejam traficantes e até mesmo grupo de extermínio, que vem praticando crimes em Feira de Santana e região.

Questionado sobre os altos índices de homicídios registrados nos últimos dias em Feira de Santana, o secretário admite que a situação está preocupante, mas amenizou lembrando que a cidade ficou entre as primeiras colocadas entre os municípios que reduziram o número de homicídios no estado.

“A gente não pode desconsiderar isso. Sabemos que a dinâmica criminal é assim, em alguns momentos conseguimos avanços e em outros momentos ocorrem outros questões que mostram a necessidade de revisitar e fazer a intensificação das ações. Não podemos esquecer o valoroso trabalho que as polícias militar e civil mostraram em todo o ano de 2015, sendo as primeiras colocadas e vão ganhar prêmio por desempenho. As ações relacionadas aos acontecimentos deste ano vão ser adotadas e estamos aqui para ouvir nossos companheiros”, disse.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade