Cultura

I Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste movimenta espaço cultural em Feira de Santana

O evento terá exibições tanto pela manhã, quando serão apresentados documentários, quanto pela tarde, com os filmes ficcionais. Cada sessão é composta por um curta e um longa-metragem.

21/03/2016 às 07h27, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com o objetivo de proporcionar a população de Feira de Santana mais uma oportunidade de entretenimento cultural, a I Primeira Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste promove a cinematografia produzida na região através da exibição de curtas e longas metragens de ficção e documentário. A mostra acontecerá no Centro de Cultura Amélio Amorim, um dos 17 espaços culturais geridos pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), durante todas as quintas-feiras até o dia 31 de março. A iniciativa conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz), através do edital Agitação Cultural: Dinamização de Espaços Culturais.

A mostra tem o intuito de proporcionar à população de Feira de Santana a oportunidade de assistir filmes que vêm obtendo destaque em festivais nacionais e internacionais, mas que infelizmente nem sempre conseguem espaço nas salas de cinema comerciais. O evento terá exibições tanto pela manhã, quando serão apresentados documentários, quanto pela tarde, com os filmes ficcionais. Cada sessão é composta por um curta e um longa-metragem.

Além das exibições, a I Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste oferecerá paralelamente três oficinas em três vertentes variadas da sétima arte: Cinema e Educação nas escolas, Práticas de roteiro para curta-metragem e”, sendo assim, através dos filmes que serão selecionados para mostra, haverá a oportunidade de instigar o espectador a apurar sua visão crítica do mundo, tendo através do cinema um primeiro passo para formação de indivíduos mais consciente do seu meio.

Sobre Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.

O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade