Cultura

Uefs comemora os 100 anos do prédio do Museu Regional de Artes

Outros eventos serão realizados no Cuca, em 2016, como parte das comemorações dos 100 anos do prédio, além dos 49 anos de implantação do Museu Regional de Arte (MRA) e dos 40 anos da Uefs

15/03/2016 às 08h14, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), expõe, a partir desta quinta-feira (17), até 17 de maio, trabalhos da artista plástica Maria Nazaré Santos. A exposição intitulada "Sou Baiana Sim Senhor… E Mulher" marca o início das comemorações dos 100 anos de construção do prédio principal do Centro Universitário de Cultura e Arte.

Maria Nazaré Santos é baiana, economista, engenheira e empresária. Os trabalhos desta artista apresentam elementos como paisagens soteropolitanas, símbolos e costumes. O coquetel de abertura da exposição será nesta quinta-feira (17), às 20h. O espaço fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira de 8 às 12h e de 14 às 18h. A entrada é gratuita.

Outros eventos serão realizados no Cuca, em 2016, como parte das comemorações dos 100 anos do prédio, além dos 49 anos de implantação do Museu Regional de Arte (MRA) e dos 40 anos da Uefs

Escola Normal

A construção do prédio foi concluída em 1916. O local abrigou inicialmente uma escola fundamental e depois, já em 1927, a Escola Normal de Feira de Santana. Em 1995, sob a responsabilidade da Uefs, o prédio foi adaptado e passou a abrigar o MRA, como parte integrante do Cuca.

Em abril de 2015, o prédio foi entregue pela Uefs à comunidade completamente restaurado, após quase dois anos de serviços. A intervenção foi considerada a maior e mais completa desde a construção. A estrutura física foi restaurada e, também, o imponente acervo, que passou por um meticuloso processo de limpeza e conservação, realizado pelo Studio Argolo Antiguidades e Restaurações, de Salvador, sob o comando do renomado restaurador José Dirson Argolo.

Primeira instituição museológica do município, o Museu Regional de Arte foi fundado em 26 de março de 1967, pelo embaixador Assis Chateaubriand, magnata das comunicações no Brasil, que idealizou a Campanha Nacional dos Museus Regionais, com o objetivo de dotar as diferentes regiões do Brasil com expressivos acervos de arte. O Museu Regional de Arte de Feira de Santana tem hoje uma das mais importantes coleções do país, com obras assinadas por Di Cavalcanti e Vicente do Rego Monteiro, precursores do Movimento Modernista Brasileiro.

A Coleção Inglesa é composta por 30 telas confeccionadas a óleo nas décadas de 50 e 60, por consagrados artistas modernos ingleses, como Antony Donaldson, Brett Whiteley, David Leverret, David Oxtoby, Derek Hirst, Joe Tilson, Derek Snow e John Kiki, assim como a Coleção de Coleção de Arte Naïf e a Coleção Nipo-Brasileira. As obras têm relevância no cenário das artes plásticas mundial.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade