Resíduos

Feira de Santana produz 500 toneladas de resíduos sólidos por dia

Um dos transtornos destacados pelo secretário é a contribuição para o criadouro de mosquito aeds aegypti.

12/02/2016 às 15h32, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Resíduos sólidos são todos os materiais que resultam das atividades humanas e que muitas vezes podem ser aproveitados tanto para reciclagem como para sua reutilização. De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Feira de Santana produz cerca de 500 toneladas desses resíduos por dia.

“Esses resíduos são coletados e levados para o aterro sanitário. Além disso, uma situação que a secretaria faz, através do serviço de limpeza, é o recolhimento de entulhos que são jogados de forma inadequada na cidade. Temos trabalhado muito em cima disso, mas muitos desses descartes são feitos durante a noite em bairros afastados e em horários noturnos. Depois que a população nos informa, nós fazemos a retirada, mas esse descarte inadequado causa transtornos para a população ao entorno”, afirmou.

Um dos transtornos destacados pelo secretário é a contribuição para o criadouro de mosquito aeds aegypti. Ele informou que a prefeitura tem o Programa Bota Fora, que é realizado aos finais de semana, onde são recolhidos diversos tipos de vasilhames, carcaças de televisão, geladeira, entre outros materiais, que são levados para o aterro sanitário.

Sobre o comportamento de alguns carroceiros que jogam entulhos em locais inadequados, o secretário Justiniano França informou que a secretaria está trabalhando para realizar uma reunião com os carroceiros, para realizar um trabalho educativo de conscientização. “Queremos que eles sejam agentes que contribuam para que possamos ter uma cidade mais limpa”, disse.

Justiniano ainda explicou como é o processo após o recolhimento do lixo. “Temos um contrato com a empresa que faz o recolhimento de lixo na cidade e temos um contrato com outra empresa que recebe esse resíduo. O lixo doméstico é levado para o aterro sanitário onde é depositado em células e depois de certo volume tem a colocação de mantas, com um trabalho bem estruturado com uma fiscalização da prefeitura e do Inema para que o aterro esteja dentro das normas ambientais”, destacou.

Ainda conforme o secretário, na época de chuva, o volume do resíduo aumenta e há uma preocupação do governo para que não exista descarte de forma inadequada. “Isso contribui para o entupimento dos bueiros, o que provoca os alagamentos. Temos feito algumas ações específicas na cidade para manter a limpeza”, afirmou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade