Carnaval

Policiais militares bilíngues orientam turistas estrangeiros no Carnaval

Criado em 2014, o batalhão foi implantado em maio de 2015. Desde então o efetivo é capacitado para garantir serviços de excelência em prol da segurança de baianos e turistas.

09/02/2016 às 08h11, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Vinte e três policiais militares bilíngues do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (Beptur) da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) estão espalhados pelos circuitos do Carnaval e pontos de grande fluxo de turistas para orientar e fornecer informações para visitantes estrangeiros que não dominam o português. Entre os idiomas fluentes dos PM’s estão o inglês, espanhol, francês e italiano. “Eles estão aptos a ajudar os turistas desde coisas simples até situações mais complexas. Os atendimentos acontecem com freqüência. Receber informações de um policial militar representa também mais segurança, porque a informação tem procedência”, explica o tenente-coronel, Joseílton dos Santos, comandante do Beptur.

Criado em 2014, o batalhão foi implantado em maio de 2015. Desde então o efetivo é capacitado para garantir serviços de excelência em prol da segurança de baianos e turistas. Até novembro do ano passado, os 272 policiais que compõem o batalhão passaram por três versões de curso de atendimento a visitantes, que totalizaram 336 horas. As disciplinas contemplaram diversos temas como história da Bahia, legislação turística, atendimento ao turista e idioma.

O efetivo empregado para a tarefa de tradutor é composto por policiais militares que utilizam braçais com o símbolo de intérprete e as bandeiras correspondentes ao idioma falado. Na tarde desta segunda-feira (8), enquanto faziam ronda no Centro Histórico de Salvador, um grupo de três policiais foram consultados por um grupo de alemães, que precisou de orientações. Em inglês, os militares orientaram os turistas. A atuação policial deixou uma boa impressão. “Acho bom ter a polícia por perto. A presença de um policial militar previne o roubo no meio da multidão e nos ajuda a andar pela cidade. Me sinto protegida”, disse Toni Herdndl.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade