Salvador

Ronda Maria da Penha atua nos circuitos do Carnaval

Como resultado deste trabalho, um homem foi preso em flagrante na madrugada de sábado ao agredir sua companheira, próximo aos sanitários químicos do Orixás Center, no circuito Osmar.

07/02/2016 às 08h32, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Criada há menos de um ano, a Ronda Maria da Penda da Polícia Militar da Bahia faz sua primeira participação no Carnaval de Salvador. Sua atuação envolve desde o monitoramento de casos de violência contra a mulher à conscientização sobre e importância de combater esse tipo de crime. Como resultado deste trabalho, um homem foi preso em flagrante na madrugada de sábado ao agredir sua companheira, próximo aos sanitários químicos do Orixás Center, no circuito Osmar.

“Ele estava sufocando a mulher, foi detido pela ronda e depois encaminhado à Central de Flagrantes que funciona no Prédio da Polícia Civil, na Praça da Piedade. Lá, foi lavrado um auto de prisão”, explica a subcomandante da Operação Ronda Maria da Penha, Ana Paula Queirós. A subcomandante lembra que, além da violência física, a lei Maria da Penha pune outros tipos de agressão à mulher como ameaças e xingamentos.

Os ataques de violência moral ou psicológica também podem ser denunciados. E no caso de Carnaval, o beijo forçado, sem o consentimento da mulher, também é considerado um ato de agressão e deve ser denunciado, diz a policial. Em todos esses casos, a vítima ou denunciante pode acionar o primeiro policial que localizar.

“Temos feito um trabalho importante de conscientização com os policiais que estão atuando no carnaval para que estejam atentos a esses casos”, afirma a subcomandante. As denúncias podem ser feitas diretamente aos agentes policiais ou também encaminhadas pelos telefones 180 (Central de Atendimento à Mulher) e 190 (Central de Telecomunicação da Secretaria de Segurança Pública).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade