Clima

Carnaval será com temperaturas elevadas e poucas chuvas na capital e RMS

A previsão de pouca nebulosidade requer cuidados quanto a exposição prolongada à radiação solar durante a folia.

05/02/2016 às 13h00, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com o início do Carnaval, são grandes as expectativas dos foliões sobre as condições do tempo durante os próximos dias. Na capital baiana e região metropolitana, onde a massa de ar quente e seco continua influenciando o tempo, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, na maior parte do período.

Ainda assim, a umidade vinda do Oceano Atlântico associada às temperaturas elevadas (máximas de até 33°C), poderá contribuir para ocorrência de chuvas, principalmente durante a noite e nas primeiras horas da manhã. No entanto, as chuvas serão de fraca intensidade, o que não comprometerá as festa.

A previsão de pouca nebulosidade requer cuidados quanto a exposição prolongada à radiação solar durante a folia. Por isso, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, uma vez que, nesse período os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) se manterão elevados, característicos do verão. Para as regiões do Recôncavo e sul, onde, de acordo a previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), também é de céu parcialmente nublado a claro com possibilidade de chuvas fracas, as temperaturas devem variar entre 20°C e 33°C.

Chuvas fracas também devem ocorrer para as regiões oeste e São Francisco. Porém, as altas temperaturas esperadas (com máximas variando entre 33°C e 36°C) podem colaborar para a ocorrência de eventos isolados de chuvas moderadas. Nas demais áreas do estado, que inclui o norte, nordeste, Chapada Diamantina e sudoeste, é a massa de ar que mais influencia o tempo, deixando o céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de ocorrer chuvas.

Com a ausência de nuvens, as temperaturas permanecem elevadas nessas regiões, com máximas de até 35°C. Ainda assim, temperaturas mais amenas também são esperadas em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas das regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 17°C.

No início da próxima semana, a tendência é que a massa de ar quente e seco continue atuando em, praticamente, toda a Bahia, mantendo a nebulosidade e as chuvas reduzidas. As temperaturas se manterão sem grandes mudanças, ou seja, elevadas.

Maré e Radiação Ultravioleta

Para o período entre esta sexta-feira a terça-feira (5 a 9), a maré deve atingir altura máxima no período de 1 a 5h e das 13 às 17h, com valores variando de 1,7 e 3,0 metros. As mínimas, no período das 7 às 11h e das 19 às 23h, com valores variando de 0,1 a 0,6 metro. A previsão é de ondas com agitação fraca e altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), que devem variar de 13 a 14, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estão classificados na categoria ‘Extrema’, demandando cuidados quanto à exposição prolongados a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h, quando os efeitos danosos a saúde são maiores. Por isso, é recomendado o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá contribuir para minimizar tais danos.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade