Feira de Santana

I Lavagem do Mercado de Arte Popular resgata fé, tradição e cultura

Durante o evento, houve a realização de um culto ecumênico durante a manhã, com o retorno das imagens de Santa Bárbara, São Cosme e São Damião.

03/02/2016 às 11h46, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Está sendo realizada, durante todo o dia de hoje (3), a primeira Lavagem do Mercado de Arte Popular (MAP) de Feira de Santana. Durante o evento, houve a realização de um culto ecumênico durante a manhã, com o retorno das imagens de Santa Bárbara, São Cosme e São Damião.

De acordo com o ativista cultural, Jean Marques, a ideia da realização da lavagem surgiu da necessidade de criar um evento cultural próprio da cidade, além da micareta. “Espero que essa seja a primeira de muitas lavagens do Mercado de Arte Popular para que a gente possa trazer alegria e fé. Durante a tarde teremos bandas, será a parte profana da festa”, destacou.

Magdo Garrido, que é comerciante do MAP, afirmou que a lavagem é importante, para atrair a atenção de muitas pessoas que não conhecem o MAP e os produtos que são comercializados no local. “Eu sou católico, Cosme e Damião sempre trouxe bons fluídos para nós e devemos continuar com as imagens aqui”, disse.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho também esteve presente na lavagem. Ele afirmou que o retorno das imagens ao MAP é a preservação da história. “Parabenizo a todos que fazem parte do Marcado de Arte Popular e agradeço a eles por preservar essa cultura. Foi um ato com a presença de diversas pessoas que curtiram e isso significa que o município tem trabalhado para preservar a história, ao lado do povo, no sentido de fazer uma cidade melhor”, afirmou.

As informações são o repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade