Feira de Santana

I Lavagem do Mercado de Arte acontece nesta quarta-feira (3)

O ponto de saída do cortejo é na Praça João Pedreira, percorrendo as ruas Conselheiro Franco, Tertuliano Carneiro, passando pela Igreja dos Remédios, Igreja Senhor dos Passos e retornando ao Mercado de Arte.

03/02/2016 às 06h51, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Como parte da programação de comemorações de 100 anos do Mercado de Arte Popular (MAP), será realizada nesta quarta-feira (3), a partir 08h, a primeira Lavagem do Mercado de Arte Popular, evento idealizado, articulado e coordenado pelo ator, diretor, escritor e ativista cultural, Jean Marques (Jean Marques Produções), com parceira e apoio da Associação dos Artesãos (ArtMap) e Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec).

De acordo com o Jean Marques a programação contempla diversas atividades tais quais: retorno das imagens de Santa Barbara, São Cosme e São Damião às dependências do MAP; lavagem por baianas, dando a volta nos corredores do Mercado; grupos de capoeira, samba, reisado, samba de roda; culto ecumênico contemplando as religiões que se sentirem à vontade em participar, mas com participação confirmada de protestantes, católicos e candomblecistas. E ainda um cortejo que está previsto pra sair do MAP, passar pela rua Conselheiro Franco, Tertuliano Carneiro, ir até a Igreja dos Remédios, passar pela avenida Senhor dos Passos e finalizar a praça J. Pedreira (em frente ao Mercado).  

Programação

No período da manhã, um culto protestante vai dar início à programação. Em seguida, uma celebração de rito católico, encerrando a parte sagrada com a participação do candomblé, entronizando as imagens em uma animada procissão interna, regada a banho de milho branco, água de cheiro e as tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim. 

Já pela tarde, a festa fica por conta de shows e manifestos da cultura afro. Entre as apresentações: Filhos de Ofeu, Nilson Rasta e o Grupo Afro.

O ponto de saída do cortejo é na Praça João Pedreira, percorrendo as ruas Conselheiro Franco, Tertuliano Carneiro, passando pela Igreja dos Remédios, Igreja Senhor dos Passos e retornando ao Mercado de Arte.

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade