Feira de Santana

Feira de Santana registrou 70 casos de hanseníase em 2015

A criação desta data teve por objetivo ampliar o conhecimento sobre a hanseníase na comunidade, destacar a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado da doença, bem como reduzir o estigma e preconceito.

29/01/2016 às 18h43, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

"Hanseníase: Quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar". Com este tema, o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase será comemorado, este ano, no próximo domingo, dia 31 de janeiro. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Referência em Hanseníase, orienta que as equipes de saúde do município realizem atividades que alertem a sociedade civil sobre os sinais e sintomas da doença.

A criação desta data teve por objetivo ampliar o conhecimento sobre a hanseníase na comunidade, destacar a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado da doença, bem como reduzir o estigma e preconceito.

A doença é transmitida por via respiratória, acomete principalmente a pele com manchas e perda de sensibilidade. Entre as complicações, estão deformidades físicas. Mas isso pode ser evitado com diagnóstico precoce e tratamento imediato.

Com este objetivo, profissionais, que atuam no controle da doença em Feira de Santana, se reuniram no auditório João Batista de Cerqueira, na SMS. Representantes das unidades de saúde do município foram orientados para que incentivem através de ações nas próprias unidades, a procura pelos serviços de saúde, se mobilizem quanto à busca ativa de casos novos e divulguem a oferta de tratamento completo e gratuito em termos locais e também com os municípios que são pactuados, quando houver necessidade de assistência mais específica.

“Esse tratamento é disponibilizado na própria unidade de saúde onde o paciente é diagnosticado, a pessoa é atendida com a doação da medicação necessária” explica.

Em Feira de Santana foram detectados 70 novos casos em 2015. O número mostrou uma redução comparando-se com os casos registrados no ano anterior. “Por conta das ações que o município vem desenvolvendo com a sensibilização da comunidade e a detecção precoce da doença, temos obtido êxito no combate a doença”, ressalta Fabiana Porto Silva, técnica de referência da Secretaria Municipal de Saúde.

Referência

Os interessados em obter informações, tirar dúvidas devem entrar em contato com o Centro de Referência pelo telefone 3221 8001 e também pelo sistema de informações da Vigilância Epidemiológica 3616 7359. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade