Dicas

Especialistas dão dicas de como se sair bem em entrevistas de emprego

É importante, entretanto, levar em consideração o perfil de cada pessoa. Quem é mais tímido não precisa se forçar a interagir com os demais.

27/01/2016 às 08h56, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O momento da entrevista de emprego é conhecido por deixar muitos candidatos com os nervos à flor da pele. Pensando nisso, a Catho promoveu entre as diversas palestras da Semana do Emprego, uma apresentação com dicas de especialistas em carreira para se sair bem durante a conversa e conseguir a oportunidade desejada.

Uma maneira de espantar o nervosismo é conversar com os outros candidatos. Não há nenhuma regra que proíba esse tipo de contato, que pode ser uma forma de entrar mais confiante na entrevista. É importante, entretanto, levar em consideração o perfil de cada pessoa. Quem é mais tímido não precisa se forçar a interagir com os demais.

Outra dica importante é não mentir em relação a uma eventual demissão no emprego anterior. Caso esse tenha sido o motivo da saída do último cargo, é fundamental ser honesto e explicar o motivo do desligamento, além de apontar exemplos de como foi possível evoluir a partir do ocorrido.

Os especialistas ouvidos pela Catho na Semana do Emprego também lembram que o candidato não deve fazer perguntas pessoais ao entrevistador. É fundamental manter uma postura profissional.

Em entrevistas pela internet, uma dica simples, porém bastante valiosa e nem sempre seguida pelo candidato, é a escolha de um fundo neutro para o momento da conversa com o entrevistador. Também é recomendável estar sozinho, diminuindo as chances de que o entrevistador se distraia e deixe de se concentrar apenas no candidato.

O último conselho dado por todos os especialistas é sobre o comportamento em redes sociais. É importante ter cuidado com o que é postado. “Muitas vezes os recrutadores checam as redes sociais assim que o candidato sai da entrevista. Essa técnica é usada para avaliar se as informações são verdadeiras e para analisar melhor o perfil pessoal do entrevistado”, afirma Larissa Meiglin, consultora de carreira da Catho.

Além de Larissa Meiglin, também participaram da palestra Alexandre de Andrade, especialista em coaching, e Thaís Fraga, que atua no recrutamento da Mondelez International.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade